TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE APLICADO EM PRODUTOS DA MODA

Por:   •  2/10/2019  •  Ensaio  •  3.677 Palavras (15 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 15

O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE APLICADO EM PRODUTOS DA MODA[1]

RESUMO

Nos últimos anos, termos relacionados a sustentabilidade e todas as áreas de estudos e de atuação mercadológica tem crescido expressivamente. Empresas que aderiram ao Fast Fashion estão se preocupando com o viés da sustentabilidade, e com isso tentando incluir-se dentro desse mercado, evidenciando que estão cuidadosos com esse tema. Partindo deste princípio a indústria da moda uma das mais poluentes do mundo, vem buscando mudanças no modo de intervenção de suas atividades produtivas, visando encontrar soluções dentro desta cadeia tão complexa. Com a velocidade do consumismo e a pouca duração do uso das peças, cujas consequências são infinitamente prejudiciais ao meio ambiente, observou-se um choque gerado pelo consumo, diante deste exposto, a partir de uma pesquisa qualitativa bibliográfica a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver produtos infantis que tenham a sustentabilidade como diferencial, onde os produtos sejam desenvolvidos usando os pilares da sustentabilidade. As possibilidades oferecidas a indústria têxtil no sentido de uma eficiente evolução dos sistemas ruma a sustentabilidade, como questão determinante o conceito de moda sustentável conectado ao aumento do ciclo e vida do produto.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Modelagem. Design.

INTRODUÇÃO

Justificativa e Problematização

A presente pesquisa tem como foco pensar sobre o tema sustentabilidade e sua aplicabilidade nos processos produtivos da indústria da moda infantil, partindo desta premissa e entendendo que a área da moda cada vez mais vem inovando em tecido, formas, temas e cores, tecnologia elaborou-se a seguinte questão norteadora: Como utilizar ferramentas e princípios do design para elaborar produtos infantis que tenham os pilares sustentável como diferencial?

Para criar de maneira sustentável, a empresa precisa atuar de forma que esses pilares convivam e interajam entre si de forma inteiramente harmoniosa. Neste sentido, a sustentabilidade em processos produtivos do setor de moda deve ser compreendida como a competência de criar produtos que não agridem o meio ambiente e que tragam uma elevada qualidade social. Portanto, a sustentabilidade na moda necessita acontecer em toda cadeia, desde o momento da escolha certa da matéria prima, do processo de produção até o momento do descarte do produto da matéria prima pela empresa e consumidor.

O conceito sustentável está cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas e da sociedade, e a procura por produtos que tragam esses valores são crescentes. Consumidores começaram a apreciar empresas que se preocupam com questões socioambientais, portanto, a conscientização sustentável diariamente se faz necessária.

Quando uma empresa atua com responsabilidade social, o relacionamento com seu público alvo cresce, seus produtos, serviços e marca ganham mais aceitação e visibilidade perante a mídia espontânea.

Objetivos

Objetivo geral

Encontrar elementos que adicionam valor ao produto do vestuário de moda sustentável sob o olhar do designer, e com isso criar uma coleção de moda infantil com viés sustentável.

Objetivos específicos

  1. Compreender o conceito sobre sustentabilidade inserido no desenvolvimento dos produtos de vestuário de moda;
  2. Pesquisar os fatores sustentáveis envolvidos no design de moda;
  3. Desenvolver através do design produtos infantis confortáveis que tenham os pilares da sustentabilidade como diferencial, tendo como princípio o uso do desenvolvimento sustentável em peças modernas e confortáveis.

1 - PESQUISA

Sustentabilidade

A palavra sustentabilidade está cada vez mais em evidência, porém, o que realmente seria sustentável? O termo sustentabilidade lembra a expressão sustentar. Sustentar, apoiar, auxiliar algo por um longo período para que possa ter condição de se manter interminável, e que seja reconhecido e que cumpra suas funções, sem produzir nenhuma reação desconhecida, mantendo-se desta forma, sólido ao longo do tempo (FERREIRA, 2006).

Os desastres ambientais alcançaram grandes proporções durante a década de 1980, foi detectada mundialmente a degradação do meio ambiente causando desastres ambientais, o qual causaram grandes proporções.

Durante a década de 1980, os desastres ambientais foram detectados mundialmente e alcançaram grandes proporções, foi a ocasião de extinção de espécies animais, descarte de materiais tóxicos feitos pela indústria, jogados abertamente nos rios e mares, poluição da água, o acúmulo de resíduos sem o devido tratamento em lugares inapropriados e o desflorestamento.

Apesar de sem condições, apareceram ideias com a finalidade de unir a demanda econômica com o devido tratamento dos resíduos para que não prejudicassem o meio ambiente. Todavia, muitas das ideias eram somente ações de Marketing verde (SANT’ANNA; 2010).

Em relação ao problema ambiental os consumidores verdes são influenciados pelos sentimentos no que se relaciona ao problema ambiental, basicamente relacionados com sua qualidade de serem capazes de agir, atuando ambientalmente de acordo com suas convicções (PAIVA; PROENÇA, 2011).

[o consumidor verde] evita produtos que podem colocar em risco a saúde do consumidor e a de outros, que causem danos significativos ao ambiente durante a sua manufatura, uso ou eliminação, requeiram excessiva utilização de energia causem desperdício desnecessário, usem materiais provenientes de espécies ou habitats ameaçados.” (STRONG apud PAIVA, PROENÇA, 2011, p.60)

Ainda, durante os anos 80, ao notar a imensa devastação no meio ambiente, a Organizações das Nações Unidas (ONU) requeriu um estudo a primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brudthand. Este estudo intitulado “Relatório de Brundtland” foi publicado em 1987 e descreveu sobre o termo e conceito sustentabilidade, o qual foi usado e aceito mundialmente pela primeira vez. Este conceito de sustentabilidade que fez, e até hoje tenta fazer-se conhecer, como uma resposta aos problemas socioambientais. Como afirma Fletcher e Grose (2011) “no cerne da sustentabilidade, está a experiência de conexidade das coisas, a compreensão vivenciada das incontáveis inter-relações que vinculam os sistemas econômicos, materiais e socioculturais à natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (290.7 Kb)   docx (265.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com