TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Seminário: CONCEITOS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Seminário  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

fábricas, dava-se início a um novo modelo de trabalho.

A produção em massa foi criada nos EUA, com o começo da linha de montagem de automóveis da Ford. Depois da 2° Guerra Mundial a nação americana se estabeleceu como grande potência, nesse momento as atenções estavam voltadas para a área de Marketing e Finanças, com isso eram chamados de nobre, na década de 60 as preocupações eram para o setor de serviços. Técnicas e conceitos aprendidos na indústria eram ofertados em outras atividades. Somente em 1970, os EUA conseguiu readquirir a posição de destaque, pois como tinha por um momento, deixado de lado a área industrial, houve um declínio de produtividade desse setor e um crescimento de algumas potências, como exemplo o Japão, que vem crescendo gradativamente.

2 CONCEITOS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

2.1 Just in time

O Just In Time (JIT) surgiu no Japão, logo após perder a Guerra em 1945, com o intuito de aumentar a produtividade da indústria automobilística. Os executivos da Toyota concluíram que tinham que conhecer os métodos americanos de produção. Porem um dos executivos viu que não poderia ser somente métodos e sim que se eles fossem capazes de eliminar todo e qualquer desperdício, a produtividade decuplicaria. E esta se tornou a pedra fundamental do sistema Toyota de produção, renomeado mais tarde Just In Time.

Just in Time é considerado uma filosofia de produção que inclui aspectos de administração de analisar todo o cenário externo e interno. Se ela vai produzir bens, faz-se necessário examinar o local que a empresa será aberta, o clima, as tendências, a economia e a satisfação do mercado e dos clientes. Se forem ofertar serviços, deve atentar para as prioridades, para o que o mercado está valorizando, enfim, analisar o ambiente como um todo para que o retornofinanceiro seja positivo.

1.2 Definição

Segundo Moreira (2008, p.03), “A Administração da Produção e Operações é o campo de estudos dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões na função produção (empresas industriais) ou operações (empresas de serviços)”.

Pode-se dizer que no âmbito industrial é o resultado de produtos fabricados em série, utilizando-se de matérias-primas, tecnologia e mão de obra, se tratando de operações, dizemos que é colocar em prática toda habilidade adquirida através de estudos na área de atuação, levando em consideração custo, tempo, e qualidade, visando sempre produzir mais com menos custo, atendendo as demandas sem perder o controle de fluxo, a Administração da

produção está ligada com tudo que envolve cliente e fornecedor, ou seja, um conjunto de prestações de serviços ou produtos, que são ofertados ao mercado de trabalho.

1.3 Evolução da Administração da Produção e Operações

Atualmente verificamos que a todo instante a tecnologia surpreende mais as pessoas, ao se tratar da Evolução da Administração, é possível notar que houve grandes mudanças no mercado de trabalho. E a grande responsável por essa transformação foi a Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX, que trouxe ao longo dos anos grandes marcos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com