TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho final de conclusao de curso

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DÉBORA APARECIDA PIMENTEL DA SILVA

MÁRCIO FELIPE ALMEIDA RODRIGUES PEIXOTO

SARA INÁCIO GLICERIO

A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA OS RESULTADOS DE UMA EMPRESA CONCESSIONÁRIA DE MOTOCICLETAS

Belo Horizonte

2014

DÉBORA APARECIDA PIMENTEL DA SILVA

MÁRCIO FELIPE ALMEIDA RODRIGUES PEIXOTO

SARA INÁCIO GLICERIO

A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA OS RESULTADOS DE UMA EMPRESA CONCESSIONÁRIA DE MOTOCICLETAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Administração da Faculdade de Administração Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientadora: Profª. Anna Gabriela

Belo Horizonte

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO             03

1.1 Definição do Problema             04

1.2 Objetivos             04

1.2.1 Objetivo Geral             04

1.2.2 Objetivos Específicos             04

1.3 Justificativa             04


1 INTRODUÇÃO

A área escolhida para o trabalho é a de Recursos Humanos com foco no clima organizacional. O estudo tem como objetivo analisar a influência do clima organizacional sobre o desempenho dos funcionários de uma loja cujo ramo de atividade é o comércio varejista de utensílios domésticos e produtos infantis para proposição de melhorias no ambiente de trabalho.

O diagnóstico de clima organizacional é uma forma de avaliar o modo como as pessoas se sentem e reagem no cotidiano de um grupo, organização ou instituição, ou seja, trata-se de um estudo das relações interpessoais. O clima organizacional resulta de uma combinação de vários fatores como expectativas de futuro, histórias compartilhadas e regras tácitas de conduta.

A pesquisa do clima organizacional é hoje aceita como de grande importância, para que as instituições se dêem conta do modo como seus componentes as percebem, e de como tal percepção influencia seus sentimentos, emoções, comportamentos e desempenho, inclusive para se entender o absenteísmo por parte dos colaboradores, o qual tem se tornado problema crucial tanto para as organizações como para os administradores.

A gestão do clima organizacional é premissa fundamental. As pessoas são fortemente impactadas pelo contexto organizacional, com isso, o clima pode acabar sendo uma grande ameaça se estiver apresentando índice negativo. Nada é menos tangível, nem mais importante na vida organizacional e nas transações interpessoais, do que o clima organizacional.

Nesta busca desenfreada de resultados, os administradores deixam de se preocupar com a harmonia do ambiente de trabalho, sendo este o foco de estudos específicos que denominam este problema como o clima organizacional da empresa, que é um importante instrumento a ser utilizado na busca dos objetivos estabelecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com