TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERENCIAL

Artigo: CONTABILIDADE GERENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  3.022 Palavras (13 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA

POLO JOÃO PESSOA

RA 254125 - Antonio Claudomir Santana Ribeiro

CONTABILIDADE GERENCIAL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JOÃO PESSOA – PB

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA

POLO JOÃO PESSOA

RA 254125 - Antonio Claudomir Santana Ribeiro

Atividades Práticas Supervisionadas elaboradas para fins de elabora pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais. No curso de Ciências Contabéis da Universidade Anhanguera-Uniderp Centro de Educação a Distância, sob Orientação da professora interativa Rozana Carvalho Pereira e do professora local Alzicleide Medeiros de Melo.

CONTABILIDADE GERENCIAL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JOÃO PESSOA – PB

2013

1. INTRODUÇÃO

O Aumento da concorrência e a escassez de recursos disponíveis têm contribuído para as constantes mudanças na gestão dos negócios. Com isso, acentua-se a necessidade de informações que auxiliam os administradores nas tomadas de decisão.

A contabilidade Gerencial vem preencher essa lacuna produzindo informações objetivas, úteis e relevantes através da combinação da contabilidade financeira com varias áreas do conhecimento de negócios.

Dessa forma, este estudo está organizado por itens que caracterizam as unidades Didáticas no corpo do “Desenvolvimento” e “Considerações Finais” que apontam a apreensão dos conhecimentos socializados de forma geral, indicando o crescimento cultural adquirido.

2. DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1:

1. Qual o objetivo principal da Contabilidade Gerencial? - Auxiliar a gerência na tomada de decisões é o objetivo precípuo da contabilidade gerencial, a identificação dos fatos contábeis e sua quantificação para estabelecer as diretrizes.

a serem adotadas pelos administradores devem acompanhar passo a passo o cotidiano empresarial (Padoveze, 2000, p.48).

2. Quais os três Macroconjuntos de Informações? Explicá-los. Segundo a tipologia estabelecida por Padoveze (2000, p.34), existem três macro conjuntos de informações; o primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábil global. Um segundo conjunto de informações, objetiva suprir a demanda da média administração, neste grupamento as informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominado de gerenciamento contábil setorial.

Por último temos o gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas as atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

3. Quais são os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais? - Segundo Atkinson et al. (2000, p. 45), os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais seriam:

Controle Operacional – Fornece Informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.

Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.

Controle administrativo – Fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.

Controle estratégico – Fornece informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas.

4. Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial? - A contabilidade financeira fornece informações objetivas, precisas e direcionadas por regras e princípios fundamentais da contabilidade e autoridades governamentais, em contraste com a gerencial que não é regulamentada, onde as informações sofrem apenas as restrições determinadas pela administração, sendo subjetivas e menos precisas.

5. Enumerar dez funções do Contador Gerencial. Algumas funções do Contador Gerencial:

a) Garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo;

b) Fazer compilação, síntese e análise da informação;

c) Fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa;

d) Elaborar relatórios padrões para facilitar sua interpretação;

e) Avaliar e assessorar os gerentes e o presidente;

f) Organizar o sistema de informação gerencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com