TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COOPERATIVISMO

Resenha: COOPERATIVISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 2

COOPERATIVISMO

Neste curso obtive informações sobre cooperativas, como funcionam, quais os tipos de cooperativas e quais as vantagens de ser sócio de uma cooperativa.

Começamos com o que é cooperar? Significa operar juntamente com alguém; colaboração, ajuda, compartilhamento; trabalhar em conjunto visando um objetivo comum.

E para que uma cooperativa funcione bem, eis alguns comportamentos dos cooperados que favorecem o bom andamento e são eles: espírito de organização, interessar-se pelo trabalho, dispor-se a participar, dar idéias, ser paciente, atento, calmo e perseverante dentre outros.

Também foi informado que a primeira cooperativa existente foi fundada em Rochdale – Inglaterra, por operários de tecelagem em novembro de 1843. Esta foi composta por 27 homens e 1 mulher. Eles sofreram muito no começo com deboches dos comerciantes da época, descrédito, poucos produtos e preços altos. Mas com o tempo os operários passaram a comprar matéria-prima em grande quantidade e com isso obter melhores preços e posteriormente passaram a atender objetivos maiores. E no Brasil fundou-se a primeira cooperativa em 1847, no Paraná, depois em 1889 em Ouro Preto-MG surgiu a primeira cooperativa de consumo e em Nova Petrópolis-RS em 1902 surgiu a primeira cooperativa de crédito do Brasil.

As vantagens se ser associado de uma cooperativa são as seguintes: votar e ser votado, participar de todas as operações da cooperativa, receber retorno de sobras apuradas no fim do ano, examinar livros e documentos, opinar e defender suas idéias e propor ao Conselho de Administração e AG medidas de interesse da cooperativa.

O tipos de cooperativismo são os seguintes: agropecuário, consumo, educacional, especial, habitacional, infra-estrutura, mineral, produção, trabalho, saúde, transporte e turismo e lazer.

E por fim foi passado algumas informações sobre a Sicoob-Credipi: Cooperativa de Crédito de Rondônia. Constituída em 21/12/1996 e inaugurada em 28/03/1998 com 53 cooperados, 2 colaboradores e R$ 5.300,00 de capital social. E hoje está presente em 20 municípios do estado de Rondônia com 12.500 cooperados,

Concluindo, entendi que cooperativas tem muitas vantagens em relação a empresas comuns, pois como ela é formada por muitos sócios e donos, a força de trabalho e investimento é sempre mais efetiva e com isso trás muito mais resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com