TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTO E MARGEM RESUMO

Casos: CUSTO E MARGEM RESUMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 2

Custos

É considerado custo, todo e qualquer gasto relativo a aquisição ou produção de mercadorias, como por exemplo, matéria-prima, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação (GGF), como depreciação de máquinas e equipamentos, energia elétrica, manutenção, materiais de conservação e limpeza para fábrica, viagens de pessoas ligadas a fábrica, etc.

dividem-se ainda em Diretos e Indiretos:

• Custos Diretos = são todos os custos diretamente ligados aos produtos e geralmente são mais fáceis de identificar, como matéria-prima, insumos e mão-de-obra de funcionários dos centros de custos produtivos;

• Custos Indiretos = já estes, ainda que ligados aos produtos, são um pouco mais difíceis de serem identificados, como mão-de-obra de funcionários dos centros de outros centros de custos, mas que prestam serviço referente a fábrica como manutenção, almoxarifado, ferramentaria, gerência e planejamento, etc. e os demais gastos de fabricação (GGF), que englobam todas as despesas relacionadas a fábrica (exceto as diretas).

Despesas

Já as despesas são todos gastos relativos a administração da empresa, como a área comercial, marketing, desenvolvimento de produtos e o financeiro.

Ou seja, são os gastos que a empresa precisa ter para manter a estrutura funcionando, porém não contribuem diretamente para geração de novos itens que serão comercializados Material escritório, comissão, marketing e propaganda.

Fixos ou Variáveis?

• Custos ou Despesas Fixas: aquilo que não varia com o volume (produzido ou vendido);

• Custos ou Despesas Variáveis: aquilo que varia em função do volume (produzido ou vendido)..

Importância da correta classificação de Custos e Despesas

Entre os principais benefícios de uma apuração correta de custos e despesas, podemos destacar a análise de Margem de Contribuição por produto, que é o valor que sobra da venda de um produto ao retirarmos de seu faturamento bruto os gastos com deduções de vendas e com o custo de sua produção ou compra.a margem de contribuição pode ser entendida com o montante de dinheiro que a empresa tem disponível para cobrir os seus custos fixos e para obter lucros. A partir do momento em que a margem de contribuição ultrapassa o valor dos custos fixos, a empresaatinge o seu ponto crítico de vendas e passa a ter lucros.

Fórmula de Cálculo:

MC = RT-CV

em que MC é a Margem de Contribuição, RT as Receitas Totais e CV os Custos Variáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com