TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cacau Show

Dissertações: Cacau Show. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  1.303 Visualizações

Página 1 de 4

EMPRESA CACAU SHOW

2.1 História

A Cacau Show Ltda. é uma empresa alimentícia brasileira que iniciou suas atividades em 1989. Alexandre Tadeu da Costa, aos 17 anos, resolveu revender chocolates e logo conseguiu uma encomenda de 2.000 ovos de 50 gramas. Sua maior surpresa ao chegar com o pedido na fábrica foi que não havia possibilidade de produzir ovos com esse peso. Para honrar o compromisso assumido, produziu os ovos por conta própria, comprou a matéria-prima com 500 dólares emprestados pelo tio e contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro. Após três dias, com jornadas de trabalho de 18 horas, o pedido foi entregue. O lucro dessa primeira encomenda, aproximadamente 1.000 dólares, pagou o empréstimo do tio e foi o capital inicial para Costa criar a Cacau Show. Na época, o empreendimento se estabeleceu em uma sala na empresa dos pais do fundador, no bairro da Casa Verde, em São Paulo. Porém, logo depois passou a pagar aluguel pelo espaço. Costa se orgulha em dizer que, durante toda a história da empresa, em nenhum momento, contou com capital externo ou empréstimos bancários.

A primeira loja só veio em 2001, construída em um pequeno espaço de 40 m², na cidade de Piracicaba. Em 2005, a empresa ganhou o prêmio de “Melhor Franquia do Ano”, na categoria Cafeteria e Confeitaria. Em 2007, para dar conta da expansão, a empresa abandonou sua antiga fábrica de 5.000 m², na capital paulista, e inaugurou uma nova unidade de 17.000 m², em Itapevi, interior de São Paulo.

A empresa se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo, ao ultrapassar, em número de lojas, a americana RockyMountain. Além da fábrica de Itapevi, atualmente, possui mais três, em São Paulo, Campos do Jordão e Curitiba.

Com um olho no mercado interno e outro no exterior, também tem ampliado os negócios com outros países, já exportando para os Estados Unidos e países do MERCOSUL. Tadeu Costa está viajando frequentemente à Bélgica, para instalar uma fábrica por lá, porém a ideia é de implantar somente sua gestão, pois não pretende levar a marca Cacau Show para este país.

2.2 Franquias E Mão De Obra

Com uma produção de 13 mil toneladas de chocolate ao ano, a Cacau Show está em constante inovação, e também é uma especialista em trufas, com mais de 25 sabores.

Nesta Páscoa, o investimento foi de 25 milhões e o faturamento chegou a 400 milhões de reais, teve 14 produtos lançados, sendo que outras marcas lançam no máximo 4 novos produtos.

O espírito empreendedor de Alexandre tornou a marca referência no mercado nacional e para ele, tudo isso tem um significado ainda maior, cada trufa, tablete ou bombom é uma forma de despertar um sorriso. Por isso, a Cacau Show se esforça ao máximo para oferecer uma variedade de produtos e sabores para todos os gostos e momentos.

A empresa conta com 1.125 franqueados em operação nos principais shoppings, avenidas e ruas comerciais de todo o Brasil. Para o empresário é importante conhecer o custo, a amplitude da assistência e do know-how transferido pelo franqueador, assim como o grupo de consumidores já alcançados pela marca que se está adquirindo. O proprietário da franquia tem o custo completo da instalação de uma unidade de R$ 100.000,00 à R$ 150.000,00. Incluem-se nesse valor: o primeiro estoque, a taxa, os cursos de capacitação com profissional especializado para treinamento, além de um canal de comunicação direto com o franqueador. No sistema de franquias existe um contrato de concessão da marca, onde se estabelece as regras de ambas as partes e as formas de punir uma eventual quebra contratual. O controle sobre as atividades do franqueado é mínimo, se restringindo aos auxílios no sistema de contas ou créditos e o lojista tem autonomia para coordenar sua venda no balcão.

São 1200 funcionários na fábrica de Itapevi que trabalham em três turnos diários. Um funcionário chega a produzir 60 quilos de bombons por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com