TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cafeteria

Projeto de pesquisa: Cafeteria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Apresentação de um esboço da primeira analise sobre o caso de uma cafeteria que esta em declínio financeiro trabalhando como consultores.

A proposta é de identificar dificuldades que muitas empresas enfrentam. E pesquisar e aplicar as varias ferramentas conceituadas que já dispomos.

Primeiramente analisamos o caso de forma geral apresentando os pontos mais relevantes. Com uma abordagem mais externa sobre a possível concorrência analise de clientela, inovações no serviço e produtos oferecidos e a implementação da tecnologia como um agente agregador de valor a empresa. Em seguida vimos as dificuldades internas e os pontos que poderiam ser modificados de imediato para uma ação mais efetiva sem muito impacto para os envolvidos. E por fim estabecemos parâmetros para as ações. Assim deixamos claro o que esperar do trabalho do colaborador e das obrigações que seus superiores tem para com eles.

Com base em pesquisa de livros e site sobre pontos essencial da administração e com os conhecimentos adquiridos em outras matérias fizemos um apanhado de ideias e ações que revitalizaria a empresa que expomos a seguir.

O Negocio

Uma cafeteria é uma empresa que lida normalmente com uma parcela da sociedade mais estabilizada financeiramente normalmente na facha etária e 25 a 50 anos. Sendo localizada no centro da cidade pode ser um ponto de encontro para um café da manhã uma passadinha para um lanche rápido, um momento de descanso ou descontração para a agitação do cérebro. É frisando na agilidade e cordialidade do atendimento para que as necessidades do cliente sejam atingidas Um estabelecimento conveniente para pessoa pratica que dispõem de pouco tempo. E para esse publico que devem ser voltados os esforços. Com a disposição de alternativas como a rede WIFI, alguns laptops, uma pequena revistaria para os mais tradicionais. Deixaria o ambiente bem diversificado. Para todos os gostos.

O uso da tecnologia não pode ser privilegio apenas dos clientes. Um caixa que disponha de um computador com um banco de dados linchados ao estoque onde o registro daria baixa automática dos produtos. E uma tabela verificadora de vendas. Para saber o que os clientes costumam consumir. Quais produtos podem ser promocionais para divulgação e até mesmo um banco de dados para clientes mais frequentes. Podem dar um toque inovador ao atendimento.

Os concorrentes nesse nicho são cada vez mais criativos e em quantidade relevante. A variedade de produtos também pode ser um diferencial tendo em vista que uma cafeteria deve ter uma gama de cafés e lanches também podemos apostar no não convencional em doses homeopáticas uma “sexta diferente” ou “loucuras do paladar” onde sabores exóticos podem ser textados. Vimos que os menus de muitas cafeterias têm; expresso, cappuccino e agua. Uma gama de lanches enorme mais bebidas como muito poucas opões.

Missão, Visão e Valores.

O principio de tudo

A construção de ideias, objetivo e caminhos que uma organização pretende trilhar e fundamental para dar chão o mesmo. A formulação da missão, visão e valore da cafeteria e base de todas as ideias contidas nesse relatório. Elaborada nas premissas:

MISSÃO

PROPORCIONAR VARIEDADES E QUALIDADE DE PRODUTOS E EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE.

VISÃO

SER REFERÊNCIA DE EXCELÊNCIA NA REGIÃO DENTRO DE SEU SEGMENTO ENTRE SEUS CLIENTES. PARCEIRO DE VALOR PARA SEUS FORNECEDORES. VISTO COMO PRATICANTE DE CONCORRÊNCIA JUSTAS. COMPREENDIDO COMO EMPRESA INCENTIVADORA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE SEUS COLABORADOS VISANDO A RESPONSABILIDADE SOCIAL QUE TEM COMO ESSES.

VALORES

RESPEITO E VALORIZAÇÃO DE TODAS AS PESSOAS SENDO CLIENTES, COLABORADORES, FORNECEDORES E SOCIEDADE.

Após a elaboração da missão, visão e valore da Cafeteria identificamos as problemáticas. Dando seguimento a elaboração do plano de reestruturação do empreendimento.

A formulação de um plano de negocio para a capitação de recursos com investidores. E a primeira ação para ser desenvolvida.

Com os recursos adquiridos propor uma negociação com os colaboradores. Verificando a possibilidade de parcelamento da divida de rescisão para aqueles que decidirem se desvincular da empresa. A negociação dos salários atrasados na forma de parcelamento com uma reformulação de contrato especificando salario fixo mais comissão por metas instigaria os colaboradores a terem melhor desempenho no atendimento com os clientes.

Vista também a necessidade de um gerente operacional. Cargo preenchido por promoção interna aproveitando o “Know how” já existente nesse colaborador. Assim a cultura de plano de carreira seria iniciada na cafeteria.

O envolvimento do proprietário nas atividades operacionais daria a seus colaboradores a sensação de conjunto ou acessibilidade. E ao mesmo tempo ele poderia verificar o lado operacional como atendimento, qualidade, e satisfação do cliente. O que lhe poderia dar mais visão de oportunidade e aprimoramento do seu negocio. Como por exemplo, atender no caixa que e onde o cliente expressa sua aprovação ou não.

Existe também a necessidade de contratações de mais pessoas. Identificamos essa necessidade pela estrutura física do negocio. Um atendente, um balconista e um operador de caixa. Já que também trabalhamos com o objetivo da excelência no atendimento e o aumento da cartela de clientes.

Com essa novas contratações seria necessário deixar claro as funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com