TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 3 - Administração E Marketing Kotler

Monografias: Capítulo 3 - Administração E Marketing Kotler. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  3.320 Visualizações

Página 1 de 2

O presente capítulo demonstra a importância da captação de dados e informações, para que o profissional de marketing faça uma boa previsão de vendas e direcione melhor suas ações de marketing.

Segundo Kotler, empresas com um nível superior de informações podem escolher melhor seus mercados, desenvolver melhores ofertas e executar um planejamento de marketing mais eficiente. Contudo, é imprescindível saber onde buscar essas informações e como fazê-lo. O banco de dados de uma empresa deverá conter dados detalhados de seus clientes. Quanto mais informações da clientela o banco possuir, melhores serão os resultados.

Kotler enfatiza a utilização da inteligência de marketing na internet, destacando alguns tópicos como a utilização de fóruns de avaliação do consumidor, sites de feedback, sites de avaliação de clientes e blogs públicos.

De acordo com o capítulo, a análise do macroambiente é feita para reconhecer as necessidades e tendências não atendidas e tomar medidas para lucrar com ela. As necessidades e tendências são classificadas como: modismo, tendência e megatendência. E para identificar essas tendências, as empresas fazem uma análise de alguns fatores como: identificação das principais forças, ambiente demográfico, ambiente econômico, ambiente sociocultural, ambiente natural, ambiente tecnológico e ambiente político-legal.

Após feito esse levantamento de dados, é necessária a previsão e mensuração da demanda, que é compreender o ambiente de marketing e identificar as oportunidades de mercado.

Classifica Kotler as demandas de mercado como demanda atual e demanda futura. Para determinar a demanda atual, as empresas tentam designar o potencial de mercado total. Para a demanda futura, fazem levantamento de intenção de compra dos clientes, analisam histórico de venda e se envolvem em testes de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com