TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características Do Líder Atual

Pesquisas Acadêmicas: Características Do Líder Atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

O líder atual

Quando falamos de liderança atual, não podemos deixar de falar da geração a qual estamos atualmente inseridos, e também de qual geração somos “filhos”, falamos então da geração X e Y.

Ao falarmos de estilos de liderança e principalmente da que esta inserida hoje em dia dentro das organizações, precisamos criar um contexto explicativo a fim de que possamos entender a origem destes profissionais e justificar um pouco as decisões tomadas e as estratégias traçadas.

Dentre outras podemos fazer um comparativo destas gerações, conforme mostra o quadro abaixo:

“Os empresários da atualidade são pessoas diferenciadas que possuem

motivação singular, apaixonados pelo que fazem e que não se contentam em ser

mais um na multidão, onde todos querem ser reconhecidos e admirados.”

Mirian Stainsack Crozeta

(“O PAPEL DO LÍDER COM RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL NAS EMPRESAS”)

Este quadro dá sentido a muitos comportamentos, decisões e estratégias tomadas pela atual liderança. Podemos ver, implantados em diversos segmentos, em todo território nacional ou internacional, características como essas, que dentro de uma realidade particular de cada empresa, contempla bons ou más resultados.

Podemos notar, assim como descrito acima, uma transição de gerações e consequentemente uma distinção de características e estilos de liderança.

A liderança atual, mesmo possuindo características singulares como as descritas no quadro, é marcada pelo fascínio por desafios, valores inegociáveis e pelo fato de serem multitarefas, características essas que possui como todas as outras pontos positivos e negativos.

Fascínio por desafios: Trás uma necessidade primordial de locomoção e espanta o comodismo, o que acaba sendo bom no sentido de desenvolvimento do profissional e também da organização, e principalmente no desenvolvimento de soluções para os problemas encontrados no decorrer das atividades. Do contrário, esse fascínio pode gerar, quando precipitado, consequências extremamente negativas, e contrária aos objetivos e metas da organização.

Valores Inegociáveis: Ponto de extrema importância para a condução das organizações e colaboradores rumo a um objetivo. Ponto esse que garante a conduta ética e integra frente ás decisões a serem tomadas.

Geração Multitarefas:

“Pessoalmente, tive a oportunidade de vivenciar, em 1998, um aspecto desta realidade através de um projeto de pesquisa realizado na Europa. Aproximadamente 150 profissionais dos mais diversos campos de trabalho - de arquitetos, agrônomos, cibernautas, engenheiros, psicólogos, policiais, dentistas, terapeutas, tecnólogos a consultores e especialistas em diversas áreas da gestão de empresas de médio e de grande porte - foram ouvidos a respeito de suas trajetórias profissionais. Minha verificação final foi a de que 92% deles compunha seu portfólio periódico de trabalhos com mais de uma colocação profissional ao mesmo tempo, desenvolvendo projetos em diferentes empresas e atividades complementares em seus home-office/consultórios. Um exemplo é Geertz, nacionalidade alemã, 35 anos de idade, especialista em finanças: dos três cartões de visita que me apresentou durante a entrevista dois referiam-se às posições que ocupava na área financeira de duas empresas e o terceiro à sua atividade como consultor para pequenos empreendimentos, negócio localizado em seu home-office.”

Eduardo Najjar (professor da ESPM - Como se tornar um executivo multitarefa)

Esta característica diz respeito ás multifunções desenvolvidas pelo atual líder e a capacidade e qualidade em desempenha-las.

Tem como ponto importantíssimo a eficiência na execução, atingimento rápido de objetivos e metas, e o excelente desempenho por isso. Porém, como ponto a melhorar, podemos ver em diversas realidades, dentro de diversas organizações, os Workhollik, profissionais extremamente fascinados pelo trabalho, passando muitas horas a mais do que planejado dentro das empresas.

O líder e suas preocupações com o meio ambiente

“A grande concorrência existente hoje está demonstrando, tanto no país quanto no

exterior, que se as lideranças das empresas não se prepararem para renovação,

perderão competitividade. O desafio é conseguir desenvolver aos colaboradores,

dando-lhes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com