TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Enron

Artigos Científicos: Caso Enron. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  1.294 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Documentário do Caso Enron

A Enron foi fundada em 1985 pela compra da Houston Natural Gas pela InterNorth, esta por sua vez, se dedicava a exploração de gás natural e produção de energia de diversos tipos, mas com o passar do tempo, começou então, a diversificar seus investimentos, incluindo áreas como frequência de internet, gerenciamento de risco e derivativo climático.

A partir daí, seu crescimento foi assombroso oque lhe renderam a ser a sétima maior companhia norte-americana. Com ganhos acima da média, chegando a alcançar cerca de 68 milhões, seus até então acionistas, celebraram lucros e ganhos expressivos. Em vista disso com pouco tempo depois, vieram às investigações em sua complexa rede de parceiros estrangeiros e práticas contábeis. Tornando o caso Enron como uma referência de fraude na cúpula do mercado internacional.

No entanto, este caso, representa tão somente uma manipulação descarada de dados das demonstrações e que tornaram algumas situações financeiras ilusórias. Em suma fora utilizado um método de marcação a mercado, este sistema tende á sofrer manipulações que registravam os lucros em potenciais futuros, que mascaravam grandes perdas. Ao reportar esses ingressos como capital da companhia, os seus executivos inflaram os balanços para atrair novos investimentos e, por consequência, valorizar o preço de suas ações.

A Enron, contava com uma empresa independente de auditoria, tendo a frente o contador Arhtur Anderesen, que com suas ações garantiram de sustentar a ilusão do sucesso desta. Contrariando assim, a essência da auditoria e sua confiabilidade, mas em virtude das ações antiéticas promovidas por esta companhia, em menos de 24 dias a mesma chega a falência.

Vale ressaltar ainda que vários princípios contábeis foram violados. Assim como o princípio da prudência, ao superestimarem os seus ativos e subestimarem os seus passivos. Além de utilizar de um método desonesto para garantir os seus ganhos, induzindo permanência de seus acionistas e até o aumento deles, ferindo totalmente o código de ética contábil.

A Enron jamais poderia utilizar os demonstrativos, sem denunciar a real situação da empresa, tonando mais grave ainda a fraude.

Nesta situação, um escândalo corporativo acarretou em um enorme crise, com prejuízos inestimáveis, além de um perda na confiabilidade no mercado de ações, sendo mais de 20 mil funcionários desempregados, e alguns que perderam tudo no fundo de pensão da Enron.

Em virtude disso, afim de regular o mercado de capitais e de atrair aperfeiçoamento aos sistemas financeiros e contábeis nas empresas, foi criada a lei Sarbanes-Oxley, nos EUA, que objetivou a busca pela credibilidade do mercado de capitais e o controle de fraudes corporativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com