TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Enron

Ensaios: Caso Enron. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Em 2002, os norte-americanos e, como conseqüência o resto do mundo viram o fim da era de explosão de negócios que já começavam prósperos e com preços de ações alcançando as nuvens. Realmente era bom demais para ser verdade. As empresas que ninguém poderia deter não tiveram os rendimentos esperados.

Ao invés disso, elas estavam "esquentando os livros" para dar a impressão de lucros que não existiam. Uma empresa é culpada por fraude contábil quando propositalmente inclui informações incorretas em suas declarações financeiras - manipulando despesas e receitas para melhorar seus rendimentos por ação.

Veremos o truque que a empresas Enron usou para "rechear" suas demonstrações financeiras bem como saber por que agiram assim.

A Enron foi formada em 1985 pela compra da Houston Natural Gas pela InterNorth e já foi a sétima maior empresa norte-americana. A empresa se ramificou em muitos campos de energia, não relacionados ao petróleo com o passar dos anos, incluindo áreas como freqüência de internet, gerenciamento de risco e derivativo climático (um tipo de seguro climático para negócios sazonais). Ainda que seus negócios centrais continuassem a transmissão e distribuição de energia, seu crescimento fenomenal foi ocorrendo por meio de seus outros investimentos. A Fortune Magazine (em inglês) escolheu a Enron como "a empresa americana mais inovadora" por seis anos consecutivos, de 1996 a 2001. Então vieram as investigações em sua complexa rede de parceiros estrangeiros e práticas contábeis

Pesquisa

A Peter D. Hart Research Associates, uma das companhias de pesquisa de opinião líderes nos EUA, constatou que 87% entre 800 investidores entrevistados gostariam que o Congresso norte-americano estabelecesse penalidades criminais para pessoas que, conscientemente, fornecem informações falsas a auditores, ou para auditores que desviem a atenção quando têm de encarar delitos financeiros.

A pesquisa da Peter D. Hart Research Associates mostrou ainda que 67% dos investidores acreditam que seria muito importante que as firmas de contabilidade demonstrassem liderança ao separar suas divisões de consultoria administrativa das práticas de auditoria, assumindo um papel líder em garantir uma solução abrangente para os problemas e oferecendo soluções confiáveis tais como a criação de um órgão de supervisão para investigar as falhas comerciais.

Com as conseqüências do caso Enron, 40% dos pesquisados disseram ainda que o Congresso norte-americano precisa reparar as regras sobre as contas de 401(k) (tipo de fundo de pensão) para impedir que as companhias bloqueiem os funcionários em investimentos em queda.

http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br

enron envolvida na política americana

Os Estados Unidos, referência do capitalismo, viveu uma das mais graves crises financeiras pós-1929, quando houve o crash da bolsa de valores americana. A falência da gigante de energia Enron Co., em dezembro passado, foi apenas o ponto de partida de uma sucessão de escândalos, envolvendo fraudes contábeis, executivos reverenciados no mundo corporativo e até mesmo o presidente da República.

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com