TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Itautec-Philco

Trabalho Escolar: Caso Itautec-Philco. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/1/2014  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 3

Para responder a este estudo de caso, você precisará ter lido o texto “Padrões Tecnológicos e Processo de Inovação de Produtos: o Caso da ITAUTEC-PHILCO S.A.”. Este texto está disponível no Moodle. A partir da leitura do texto, respondam, em trios, aos seguintes questionamentos:

Questões para o estudo de caso:

1) Qual o paradigma tecnológico que podemos caracterizar como condicionante para as decisões tecnológicas tomadas pela Itautec-Philco?

2) O que são padrões tecnológicos? No caso da Itautec-Philco, como eles se configuram?

3) No caso da Itautec-Philco, como o padrão tecnológico afetou a trajetória tecnológica da empresa?

4) No caso da solução de multimídia desenvolvida pela Itautec-Philco, como ela pode ser associada com a aprendizagem tecnológica da empresa?

Respostas:

1. Uma característica da trajetória do desenvolvimento dos microcomputadores diz respeito à capacidade de determinadas empresas, líderes mundiais, em definir as tendências de todo o setor (como exemplos: as arquiteturas de barramentos, os microprocessadores e os sistemas operacionais).

Com relação ao sistemas operacionais, seria muito difícil a Itautec-Philco competir devido ao grande volume que é investido pelas grandes empresas e desenvolvimento de novas tecnologias e a velocidade com que esses sistemas são atualizados.

Já no mercado de microprocessadores a necessidade da produção em escala, e a velocidade de atualização, e a padronização existente no mercado foram fatores determinantes para não atuar nesse nicho de mercado.

Sendo esses os padrões tecnológicos da indústria que condicionaram, as decisões de projeto relacionadas à linha de microcomputadores da Itautec- Philco e as direções e os ritmos de suas estratégias e esforços de capacitação.

2. Padrões tecnológicos podem ser definidos como “pontos externos de referência acertados de modo que as características físicas e de desempenho das tecnologias possam ser comparadas”, ou seja, são pontos uniformes entre as tecnologias para garantir comparação de desempenho e qualidade, além de permitir constantes melhorias com base no que já foi desenvolvido.

No caso da Itautec-Philco o padrão tecnológico desse aponta para poucas empresas internacionais, o que acaba dificultando a inovação. dificultando assim a inovação por parte da empresa já que o grande detalhamento só vale a pena a comercialização se o ganho for escalado e além disso exige a compatibilidade com o sistema.

3. O fato de a Itautec-Philco estar inserida em um mercado predominantemente de fabricantes internacionais, a empresa adotou uma estratégia que seria da não competição direta com tais empresas líderes: o primeiro ponto para a implementação dessa nova frente foi ter uma definição clara de qual é o público-alvo e, assim, levantar alternativas direcionadas a esse mercado específico. Para tanto, utilizou-se de um mix de tecnologias já existentes entre a gama desenvolvida para atingir esse público e atender suas necessidades. Além disso, a empresa fez uso de estratégias de marketing para fortalecer sua imagem perante o mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com