TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Schincariol

Trabalho Escolar: Caso Schincariol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O enlace entre contabilidade e ética é fundamental para o bom andamento da sociedade e a sobrevivência da própria classe contábil. A profissão deve ser exercida com honestidade e respeito, evitando o uso de método de ilusão financeira e sempre ter visão para analisar e interpretar claramente os dados fornecidos, geralmente, quando não seguimos os princípios éticos, temos fraudes, escândalos. É oportuno ligarmos contabilidade à ética, pois os bens mais valiosos para qualquer pessoa física e jurídica são credibilidade e reconhecimento, e é neste ponto que entra um sistema contábil eficiente.

A ética é um principio que deve ser seguido, pois a formação do profissional é um elemento de referência na sociedade, tem o dever de influenciar de forma positiva no meio em que atua, através de ações e atitudes concretas e definidas. Este trabalho tem como objetivo o conhecimento dos princípios éticos que envolvem os profissionais da contabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR

A ética profissional trata dos conceitos básicos do direito e do dever. Diante disso, criou-se o Código de Ética Profissional, que tem por objetivo fixar a forma pela qual devem conduzir-se os diversos profissionais, quando no exercício de suas profissões. Assim, o Código de Ética pode ser entendido como uma relação das práticas de comportamento que se espera sejam observadas no exercício da profissão.

Em suma, o Código de Ética Profissional do contabilista determina que conceitos básicos de direitos e deveres dentro de uma profissão sejam cumpridos, que não se admita erros e que estes conceitos sejam conhecidos na íntegra, antes de serem aplicados. Estabelecido o Código de Ética, cada contabilista passa a subordinar-se sob pena de incorrer em transgressão, punível pelo órgão competente, incumbido de fiscalizar o exercício profissional. Tal código assume um papel de relevante garantia sobre a qualidade dos serviços prestados e da conduta humana dos profissionais contábeis.

O profissional contábil tem o dever e a obrigação de zelar plenamente pela sua profissão, resguardando os seus direitos e cumprindo suas obrigações dentro dos padrões éticos e morais, ciente de que nada justifica o erro consciente e premeditado, mesmo quando subordinado a outros profissionais. Nem mesmo a alta e crescente carga tributária explica um desvio de comportamento. O que o contador deve fazer é encontrar meios lícitos que levem à satisfação de seu cliente ou empregador.

Em diferentes significados, a ética dependendo dos agentes envolvidos tem como objetivos padronizar comportamentos e atitudes aplicando no meio de uma atividade comercial para alinhar os sistemas comportamentais dentro do sistema envolvido em conformidade com os princípios de conduta humana que será afetado no presente ou no futuro traduzindo em julgamentos normativos.

a) Citar 3 itens do capítulo II do Código de ética do contador

Alguns dos deveres, previstos no capítulo 2º do Código de Ética Profissional, são:

• exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;

• enunciar às funções que exerce, logo que se positive falta de confiança por parte do cliente ou empregador, a quem deverá notificar com trinta dias de antecedência, zelando, contudo, para que os interesse dos mesmos não sejam prejudicados, evitando declarações públicas sobre os motivos da renúncia;

• comunicar, desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores;

b) O comportamento do contador, diante das fraudes efetuadas pela Schincariol

A profissão contábil tem suas normas regidas pelo Decreto –Lei nº 806/69 e Decreto nº 66.480/70 e de acordo com o Código de Ética pela resolução do CFC nº 803/96. O contador deve conhecer as responsabilidades sociais, éticas, profissionais e legais às quais está sujeito no momento em que passa a realizar seus trabalhos. A responsabilidade ética do contador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com