TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Schincariol

Artigo: Estudo De Caso Schincariol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  6.624 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Qual foi o fato crucial que impulsionou a decisão de entrar no mercado de cervejas em 1989? Por que os administradores da empresa optaram por criar um produto mais barato que os oferecidos pelas marcas líderes do mercado?

Resp. O fato se deu quando as tradicionais fabricantes não vinham dando conta de suprir a demanda nacional da bebida. O foco da empresa era oferecer o produto as pessoas de baixa renda, seu atual publico (bebidas não alcoólicas), além de se consolidar no mercado, aumentando sua lucratividade.

2. Quais são os perigos da concentração de decisões nas mãos de Nelson Schincariol para o grupo? Qual foi o impacto de seu falecimento no crescimento do grupo?

Resp. Como as decisões eram centralizadas na mão do dono da empresa, a estrutura da empresa não era completa, a governança corporativa era falha. Impacto em possíveis investimentos estrangeiros de pessoas que acreditavam no potencial da empresa. Com a morte de Nelson, a empresa se perdeu chegando à ter uma perda de mercado.

3. Analise e discuta a decisão de criar a marca Primus. Foi uma decisão programada ou não

programada? Como você avaliaria a eficácia da decisão?

4. Compare a decisão de criar a Primus com a de lançar a Nova Schin com base no conceito de racionalidade limitada de Simon.

5. Que vantagens e desvantagens da decisão de desvincular a antiga marca Schincariol do novo produto Nova Schin poderia trazer para a empresa?

6. O lançamento da Nova Schin foi uma decisão racional ou intuitiva? Que medidas foram

tomadas para reduzir a imprevisibilidade da decisão?

7. Que fatores contribuíram com o sucesso e a consolidação da Nova Schin no mercado de

cervejas?

8. Quais são os novos desafios da Schincariol após a criação da Nova Schin e o que a organização pode fazer para superá-los?

Respostas:

R3: A decisão de criar a marca Primus, foi não programa sendo que também não foi eficaz, pois não foram atingidas as metas com essa marca, fazendo com que ela fique para no mercado.

R4: No lançamento da Nova Schin foram levados em conta fatores aprendidos no processo de criação da Primus. O planejamento do lançamento da Nova Schin foi feito com mais calma, tempo e recursos.

R5: Não carregar o preconceito que se tinha da antiga marca, uma grande vantagem na mudança, em contra partida você acaba perdendo a tradição da marca.

R6: O lançamento da Nova Schin foi uma decisão racional. Pois eles já haviam obtido experiência com a Primus e a Glacial, e desta vez, todos os fatores estavam muito mais claros. Para reduzir a imprevisibilidade da decisão foram realizadas várias pesquisas, tanto para avaliar os problemas e posição da antiga marca no mercado, quanto para conhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com