TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias

Por:   •  26/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

DESENVOLVIMENTO DE NÓDULOS DE RHIZOBIUM NO CULTIVO DE FEIJOEIRO

Larissa Saraiva de Oliveira, Marcela dos Santos Siqueira, Nadila Madressa Magalhães Mineiro , Paloma Vilela dos Santos e Paulo Victor de Oliveira Gaiva Marino.

Faculdade Anhanguera de Rondonópolis

Fisiologia Vegetal – Orientador(a): Marcia Stuck

RESUMO

        Este trabalho possui como tema “desenvolvimento de nódulos de Rhizobium no cultivo de feijoeiro”, cujo objetivo é avaliação da nodulação formada nas raízes de leguminosa de feijão em um experimento instalado na fazenda escola. O experimento foi conduzido por alunos do 3º semestre B de Agronomia, em diferentes tipos de solo para avaliar a diferença da quantidade do desenvolvimento dos nódulos e da fixação do nitrogênio nas raízes, massa seca da parte aérea e numero de folhas. A Inoculação do nitrogênio realizada de forma simbiótica com Rhizobium possibilita fornecimento de nutriente para solo e para planta sem ser necessário o uso de insumo químico, sendo mais caros, podendo até vir ser prejudicial ao solo ou nascente de água, consequentemente menos viável.

Palavras-chave: Feijoeiro, Rhizobium, fixação biológica de nitrogênio.

Development of Rhizobium nodules on the bean crop

ABSTRACT: This work has as its theme “Development of Rhizobium nodules on the bean crop," aimed at evaluation of nodulation formed in bean legume roots in an experiment installed at the farm school. The experiment was conducted by students of 3rd semester B of Agronomy, in different soil types to assess the difference of the amount of the development of nodules and nitrogen fixation in the roots, dry weight of shoots and leaves number. The nitrogen symbiotically performed inoculation with Rhizobium enables supply of nutrient for soil and plant without requiring the use of a chemical feedstock , and more expensive and may even turn out to be harmful to the soil or water source , thus less feasible.

Key words: Beans, Rhizobium, biological nitrogen fixation.

1 INTRODUÇÃO

        O Phaseolus Vulgaris, conhecido popularmente como feijão é uma semente cultivada em todo o mundo, servindo de fonte alimentícia para grande parte da população.

        O plantio é realizado preferencialmente em solo com muita matéria orgânica, com cerca de 3 a 7 cm de profundidade no solo, sendo irrigados todos os dias, de maneira que solo não fique totalmente encharcado.

        A temperatura ideal para o cultivo é media de 15ºC aos 30ºC, pois é uma leguminosa que não sobrevive em temperaturas baixas, gostando então de luminosidade, mas que não seja uma intensidade forte, nesses casos é necessário que fique parcialmente sombreado.

        Entre varias outras, o feijão é uma das leguminosas capazes de fixar nitrogênio com processo simbiótico da ação das bactérias do gênero Rhizobium, onde elas captam o nitrogênio em forma de ar, transforma-os em amônia ou em nitrato, em uma forma simples onde a planta é capaz de absorver o nutriente.

        É um processo benéfico para ambos, pois a planta se beneficia do nutriente fornecido pela ação da bactéria e ela retira energia e hospeda sobre a leguminosa. Lembrando ainda, que a fixação do nitrogênio é mais viável economicamente pois é um processo natural, dispensando uso de insumos agrícolas que podem agredir o solo, mas existe fatores que podem influenciar na inoculação, podendo citar como exemplo, temperatura, acidez de solo, excesso de outros nutrientes como alumínio, stress hídrico, clima e outros fatores.

        Torna-se viável principalmente em solos pobres de nutrientes, deixando-os com potencial de nutrientes alto após a inoculação e ajuda no ciclo no nitrogênio que possui suma importância para a biosfera.

        Através das informações obtidas a respeito da inoculação de nitrogênio através de Rhizobium foi desenvolvido um experimento na Fazenda Escola, com intuito de analisar a formação de nódulos em três tipos diferentes de solo para o cultivo do feijão.

2 MATERIAL E MÉTODO 

        Para realização do experimento foram utilizados materiais como:

  • 2,500 kg de Solo Arenoso
  • 2,500 kg de Solo Argiloso
  • 2,500 kg de Solo com matéria orgânica
  • 03 unidades de baldes
  • 01 Pá
  • 01 Balança de precisão
  • 01 becker de 100 ml
  • 01 becker de 300 ml
  • 03 Funis
  • 03 Provetas
  • 03 Chumaços de algodão
  • Água
  • 15 unidades de sementes de feijão

Para a realização do experimento foi realizado a coleta dos solos arenoso, argiloso e matéria, orgânica na própria fazenda escola, sendo 2,500kg de cada um, pesados na balança de precisão.

        Retirou-se uma amostra equivalente a 100 ml de cada solo, colocaram-se os três funis sobre as três provetas, tampou-se os com chumaços de algodão e adicionou as amostras de solo uma em casa funil. Despejou a agua cuidadosamente sobre as amostras e aguardou 10 minutos para que fosse filtrada toda a água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (384.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com