TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citações - Inteligência De Mercado/Competitiva

Trabalho Universitário: Citações - Inteligência De Mercado/Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  1.218 Visualizações

Página 1 de 2

Apontamentos e Citações - Inteligência Competitiva

“[...] que a empresa pode fazer para garantir uma vantagem competitiva perante seus concorrentes? Antecipar-se às mudanças, enxergar as oportunidades, observar com olhos críticos o panorama socioeconômico. E como fazer isso? Monitorando permanentemente o fluxo de informações de negócios que envolvem a empresa”. (GOMES e BRAGA, 2002).

“Quando a Boeing lançou os seus jetliners 707 em 1958, a Air France comprou um e voou com ele até Toulouse, França. Chegando lá o desmontaram parte por parte. Os franceses aprenderam a partir da tecnologia nova e aprimoraram o design com o Airbus 300. Minha recomendação: faça a Inteligência Competitiva parte do seu negócio. Conecte-a com todas as operações da empresa que possam ser afetadas pelas ações do concorrente. Uma vez que você tenha a informação na sua mão, use-a”.(VEZMAR, 1996).

“Sistemas de informações gerenciais transformam dados em informações e depois ajudam os gerentes a transformar informações em conhecimento, e conhecimento em ação. O desafio está em decidir que informação e conhecimento – e em que forma – são necessários. Se tivermos a aprendizagem organizacional em mente como um dos objetivos no desenho dos sistemas de informação, teremos maior probabilidade de gerar informações e o conhecimento que os gerentes necessitam para tomar ações efetivas”.(STATA, 1997)

“por mais automatizado que seja o processo, apenas o raciocínio humano é capaz de avaliar a real relevância e credibilidades das informações e agregar valor a sua formatação final”. (GOMES e BRAGA, 2001).

O filósofo romano Sêneca afirmou: “Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai”. A Inteligência deve ser a bússola do decisor. E assim tem sido desde as épocas mais remotas até os dias atuais. A atividade perpassa toda a história e se contextualiza conforme fatores predominantes: as guerras, as estratégias nacionais, os fenômenos sociais, as relações internacionais, a economia. http://www.abin.gov.br/modules/mastop_publish/files/files_4b8d519458ebd.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com