TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equipes De Alta Performance

Artigos Científicos: Equipes De Alta Performance. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 9

Equipes de Alta performance

Conceito, o que é?

“Quanto mais decisões os líderes tomam, mais distantes ele ou ela está de liderar um time de alta performance. … Tome muitas decisões de comando, e você irá condenar você mesmo e seu time à mediocridade.” Mark Miller em “O Segredo das Equipes”

Equipes de alta performance, hoje em dia são aqueles grupos que souberam evoluir bastante no trabalho e na forma de trabalhar. Se transformar em equipe quando começam a cada um olhar pra si próprio, o que faz e a mudar sua forma de agir caso isso esteja atrapalhando o desenvolvimento em grupo.

São equipes aquelas que se destacam mais e são competentes com seus compromissos, pessoas que realmente visão o bem do grupo e da empresa, e também conhece os valores da empresa e tendo idéias e opiniões validas para ajudar.

Todo segredo para tudo isso é ter noção e focar sempre para melhorar o desempenho e estimular o desenvolvimento e aprendizagem de todos do grupo, ou melhor, da empresa.

Para se ter uma equipe de alta performance é ter a equipe certa e dessa equipe tirar o que for melhor de cada um do grupo.

O trabalho da equipe do líder no grupo é mostrar o que é visão, focar nos resultados, ter desempenho, não esquecer que Feedbacks devem ser sempre os construtivos, sempre ter aprendizagem entre si e cooperação em grupo.

Deve-se ter desempenho no geral o grupo focado em um só objetivo e não cada um procurar o seu objetivo, seguir apenas o seu pensamento, muitas empresas tem equipe de alta performance mas nem sempre tem o resultado que espera pois a equipe não coopera entre si, não trabalham juntos. Equipe que não tem confiabilidade não alcança resultados, e tendo esses resultados há uma necessidade que sejam visados mais e apoiados, sendo assim os chefes mostrando onde acertam e erram mas tudo com sinceridade com a equipe.

Suas origens

Apesar de não ser um conceito novo, o assunto é freqüentemente pautado em listas de discussão, eventos e encontros informais de Recursos Humanos. O sistema de células autogerenciáveis ou, como alguns preferem chamar, de equipes semi-autônomas, conhecida na atualidade como equipes de Alta Performance surgiu nos anos 60, em substituição à Teoria de Taylor, que pregava o trabalho na linha de produção. Para Luiz Felipe Cortoni, diretor da LCZ Consultoria Organizacional, "o processo instaura uma nova organização de trabalho nas empresas. Começou na área produtiva, mas hoje já pode ser visto em outras áreas, como no setor administrativo, Recursos Humanos, e mesmo em outras áreas como lojas, hospitais, callcenters, entre outros".

As equipes semi-autônomas têm sua base em quatro grandes pilares, que são, respectivamente:

- Ausência de supervisão direta

- Trabalho em equipe estrutural

- Semi-autonomia decisória dos trabalhadores

- Presença dos indicadores de perfomance (qualidade, produtividade, segurança, etc)

"Com esse sistema, o funcionário aprendeu a ver o resultado final do seu trabalho. Por exemplo, em uma fábrica de automóveis, o responsável por colocar o pneu no carro aprendeu a fazer todo o processo. Os funcionários trabalham todos juntos, para a melhoria da sua própria atividade. É uma forma evoluída do trabalho operacional, e hoje já é uma tendência em empresas de médio e grande porte", afirma Carlos Alberto Simões Barreiro, diretor-executivo da Tailor Made Consulting.

Ultimamente, muito se tem falado sobre as equipes de alta performance e liderança nas organizações. As equipes de alta performance são grupos com desempenho acima da média e que geram alta rentabilidade às organizações. Estas equipes têm dado certo dentro do atual fenômeno de globalização, pois, a qualidade, a produtividade, as informações, o conhecimento e a criatividade dos profissionais são altamente relevadas para a melhoria do processo produtivo (SHINYASHIKI, 2000).

Quais os objetivos?

O objetivo de construir uma equipe de alta performance é desenvolver junto com os colaboradores uma equipe de trabalho para atingir o máximo de seu potencial, conforme o nível de maturidade técnica e emocional de cada pessoa, mantendo alto nível de motivação e comprometimento, visando sempre atingir os objetivos estabelecidos pelo líder da equipe. Para isso as pessoas devem sair do individualismo, interagir com o conteúdo, respeitar o outro, e criar o espaço para expressar sua criatividade em benefício do coletivo organizacional, trazendo resultados significativos.

Deve-se construir um desafio forte a ponto de virar um sonho, uma paixão do grupo. Esse é um ponto chave para a construção das equipes, mas quase sempre é deixado de lado pelos líderes no dia a dia das empresas.

Deve-se transformar esse sonho maior em metas menores, que serão divididas entre os integrantes da equipe. Essas sub metas quando somadas resultarão na realização do objetivo maior.

Depois disso vem a realização das metas. O líder deve nesse momento identificar claramente o perfil, pontos fortes e fracos de cada integrante da equipe, para usar a diversidade de perfis e competências a favor do grupo. Conhecer cada integrante da equipe é fundamental para a correta distribuição dos papéis de cada um. Cabe ao líder delegar tarefas e dar autonomia a equipe para que os resultados possam ser maximizados.

Outro ponto chave é o desenvolvimento de relacionamentos baseados em respeito e confiança mútua. A melhor forma para se desenvolver relacionamentos assim é a definição clara de papéis e também de regras de convivência.

Quais ações estratégicas podem ser tomadas em relação ao tema?

Basicamente, as ações são tomadas em cima da estratégia da empresa, juntamente com a necessidade de desenvolver estas equipes vendo a necessidade de um fato isolado. Na verdade, não existe um manual explicando o passo a passo para desenvolver este tipo de equipe.

Porém, existem ferramentas que se forem aplicadas adequadamente, poderão ser um diferencial para o desenvolvimento deste tipo de equipe. Estas ferramentas são:

• Treinamento para o desenvolvimento de equipes, que sem dúvida é a ferramenta mais eficaz para desenvolver e capacitar a equipe de alta performance. Sendo necessário mapear as competências para as atividades a serem realizadas para ser definida uma estratégia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com