TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Elaborar Um Lano De Negocios

Monografias: Como Elaborar Um Lano De Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 7

COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIO (PRIMEIROS PASSOS)

(BUSINESS PLAN)

.

Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

Empreendedores precisam planejar suas ações, delinear suas as estratégias da empresa a ser criada, para tanto necessita de múltiplas aplicações.

1) PLANEJAR

Segundo o SEBRAE a cada ano, nascem cerca de 500 mil empresas no país, o que é um número considerável. Entretanto, segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE, em 2004, 49,4% delas encerram as atividades com até 2 (dois) anos de existência, 56,4% com até 3 (três) anos e 59,9% não sobrevivem além dos 4 (quatro) anos.

O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia e na gestão da empresa.

O plano irá ajudá-lo a avaliar se valerá abrir a empresa, ampliar, manter o negócio.

A preparação de um plano de negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.

FAÇA VOCÊ MESMO: Elaborando pessoalmente o seu plano de negócio, você tem a oportunidade de preparar um plano sob medida, baseado em informações que você mesmo levantou e nas quais pode depositar mais confiança. Quanto mais você conhecer sobre o mercado e sobre o ramo que pretende atuar, mais bem-feito será seu plano

Informações são a matéria-prima de qualquer plano de negócio, portanto, pesquise e procure conhecer tudo sobre o seu setor. Informações podem ser obtidas em jornais,

revistas, associações, feiras, cursos, junto a outros empresários do ramo, na Internet ou com clientes e fornecedores potenciais.

Um plano de negócio é uma trilha e não trilho e não deve ser encarado como um instrumento rígido, portanto, é preciso acompanhá-lo permanentemente.

Um plano de negócio é feito no papel e “a lápis”, pois está sujeito a correções.

O plano de negócio ‘e um instrumento que representa o empreendedor.. Quanto melhor sua aparência e quanto mais claras as idéias, melhores serão os resultados. Além disso, é importante fazê-lo bem-feito e organizado. Assim, você irá tornar mais fácil sua utilização e sua consulta.

Vale lembrar que ele não deve estar focado somente no aspecto financeiro mas sim, que a idéia é boa, plausível, com boa fundamentação, onde o empreendedor exponha suas idéias em linguagem acessível.

Pondera-se que o plano de negócios não é estático e sim dinâmico, pois as pessoas mudam, os fatos mudam, mas, um dos fatos mais importantes que ele seja um GUIA a ser seguido.

Os aspectos chaves de um plano de negócios que devem ser focados, segundo BANGS, 1998:

1) Em que negócio você está?

2) O que na verdade você vende?

3) Qual é o seu mercado alvo?

Para que:

Entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio.

Gerenciar de forma eficaz a empresa e tomar decisões acertadas.

Monitorar o dia a dia da empresa e tomar medidas corretivas se necessitar.

Conseguir investidores, financiamentos junto aos bancos, governo, Sebrae etc.

Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial

Estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo.

Dispõe Bangs quando indagava do empreendedor o motivo de não ter elaborado um plano de negócios as respostas foram :

Eu não necessito de um, eu o tenho na minha cabeça; eu não sei como começar; não tenho tempo, não sou bom em números, tenho muito dinheiro não preciso ter um plano de negócios.

COMO FAZER?

DESCRIÇÃO DO PROJETO: (Ao ser lido por interessados, ele deverá deixar clara a idéia e a viabilidade de sua implantação. O detalhamento virá nas partes seguintes).

Dados dos empreendedores, perfis e atribuições dos sócios. (Informe os dados dos responsáveis pela administração do negócio. Faça também uma breve apresentação do seu perfil, destacando seus conhecimentos, habilidades e experiências anteriores. Pense em como será possível utilizar isso a favor do seu empreendimento e nesta etapa, você irá informar o nome da empresa e o número de inscrição no CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, se a mesma já estiver registrada. Caso contrário, indique o número do seu CPF).

Importante: Para prevenir-se contra a escolha equivocada de sócios:

●Analise se os objetivos dos sócios são os mesmos, tendo em vista o grau de ambição de cada um e a dimensão que desejam para o negócio;

●Divida as tarefas antes de montar a empresa. Defina o campo de atuação e o horário de trabalho de cada sócio;

●Defina, com antecedência, o valor da retirada pró-labore, como será feita a distribuição dos lucros e o quanto será reinvestido na própria empresa;

●Estabeleça o grau de autonomia de cada um e até que ponto um dos envolvidos pode, sozinho, tomar decisões;

●Determine se os familiares poderão ser contratados e quantos por parte de cada sócio.

Sempre escolha funcionários e parceiros em conjunto;

●Defina o que acontecerá com a sociedade quando um dos sócios morrer ou não puder

mais trabalhar. Determine, se possível, o sistema de sucessão;

●Escreva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com