TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Implantar Os 5S

Artigos Científicos: Como Implantar Os 5S. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do texto: Como implantar os 5S.

SEBRAE

O texto tem como foco principal viabilizar e orientar a implantação de regras aos empreendedores, explanando a importância de gerar um produto final de qualidade para a satisfação de seus clientes.

Os 5S visam o rigor e a organização das atividades e do ambiente de trabalho desde o início do processo. A qualidade do produto é gerado em seu princípio, a partir do ambiente de trabalho. Não se deve priorizar o produto final sem pensar em sua realização por completo, pensando e agindo dessa maneira, errônea, perde-se muito se tiver que corrigir o seu produto na etapa final.

A teoria dos 5S é derivada de palavras japonesas. Cada “S” corresponde a uma palavra japonesa que indica uma meta a ser atingida pelo empreendedor. Em português, os 5S significam sensos de utilização, organização, limpeza, padronização e autodisciplina. É um programa de ênfase simplória, mas que, bem aplicado, é capaz de trazer insurreições ao ambiente de trabalho a ponto de minimizar e/ou excluir problemas como, ambiente desorganizado e sujo, objetos colocados em locais de difícil acesso, falta de espaço, entre outros detalhes que parecem irrelevantes, mas que são somatórios diante das dificuldades encontradas em uma empresa.

Os 5S se resumem em:

• Seiri = Organização – o conceito é desfazer do desnecessário. Analisar o que realmente é útil, o que será usado com mais frequência e que é insubstituível; e descartar os objetos com menos uso;

• Seiton = Arrumação – dispor os objetos necessários ao dia-a-dia de maneira que possam prontamente ser utilizados. Sendo colocados de maneira funcional eliminará a perda de tempo de procura-los, utilizando melhor o tempo para o desenvolvimento de empresa;

• Seiso = Limpeza – em um conceito básico, significa acabar com o lixo e sujeira do ambiente;

• Seiketsu = Padronização - manter constantemente a organização, a arrumação e a limpeza.

• Shitsuke = Disciplina - destreza e aptidão de fazer o que se deseja, mesmo quando é difícil.

Após a efetivação dos 5S notará como os resultados tenderão a ser melhores, não só para a realização do trabalho em si, mas para os próprios resultados de sua empresa, e como recompensa terá a percepção dos clientes e impacto nos resultados, assim como o melhor convívio entre os funcionários.

Este conceito é mais do que um programa a ser implementado e não praticado. Trata-se de uma metodologia que exige manutenção e monitoramento constante. Esses princípios devem ser repassados constantemente de indivíduo para indivíduo. Ao instalar os 5S é necessário estabelecer objetivos e verificar se eles estão sendo alcançados, superados ou se são necessárias ações de melhorias.

A prática constante leva à melhoria, mas é preciso lembrar que as pessoas só farão certo se realmente souberem como devem fazer, quando devem fazer, porque estão fazendo e para quem estão fazendo. Quando as informações são passadas de forma errônea ou pela metade, é natural que o processo não tenha o resultado esperado.

Outro ponto importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com