TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seria Possível Implantar A Proposta Do Multiculturalismo Nas Escolas Brasileiras? Se For Possível, Como Poderia Ser Feito A Partir Da Proposta De Candau? Explique A Sua Resposta.

Ensaios: Seria Possível Implantar A Proposta Do Multiculturalismo Nas Escolas Brasileiras? Se For Possível, Como Poderia Ser Feito A Partir Da Proposta De Candau? Explique A Sua Resposta.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Vera Candau, o mundo esta marcado pelas conseqüências de um processo de globalização excludente, talvez resultado da realidade econômica, más com certeza consequência de políticas conscientes e propositais de controle, tendo como conseqüência o aumento das desigualdades econômicas entre países e grupos, desaparecimento de produção cultural por imposição de valores comerciais, destruição da coletividade e etc.

Ainda segundo Candau, propostas vêm sendo elaboradas para enfrentar os desafios da diferença cultural no processo de construção dessas diferenças e enfrentamento dos desafios. Buscando currículos multiculturais orientados, alguns grupos formais e não formais tem desenvolvido projetos educativos para tornar mais visíveis, rostos e vozes, marginalizados e silenciados na sociedade e na escola , o que oferece valiosos subsídios para uma postura multicultural no sistema formal de ensino.Efetuando propostas curriculares oficiais e conseguindo formalizar alguns dos espaços conquistados, garantindo aumentos na esfera legal o direito a diferença cultural.

A autora no texto sustenta a substituição do termo multiculturalismo por interculturalismo para criar e recriar a diversidade cultural por uma educação igualitária, não estática, e uma dinâmica entre culturas, com trocas, reciprocidade e solidariedade. A interação entre culturas pode desestabilizar, ser relativizada, contestada em seus princípios básicos, o que expõe às criticas e favorece a eliminação dos pontos negativos.

O grande desafio da escola proposto pela autora no texto é resgatar valores culturais ameaçados, e garantir a pluralidade cultural ameaçada, bem como reduzir preconceitos e discriminação, auxiliando a criação de um mundo menos opressivo e injusto, em um processo de construção e respeito das diferenças e das desigualdades.

Existe a necessidade de se valorizar e formalizar os grupos e departamentos, juntamente com suas propostas de interculturalismo, para que se possa atravessar as barreiras que separam o mundo acadêmico dos movimentos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com