TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como nasce um produto

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 4

NOME

RA

Luiza Paola de Freitas Coutinho

9911166860

Rachel Cristhina de Paiva Freitas

9018438163

Wellington Araujo dos Santos

9911166837

Beatriz dos Santos Dias

1299103597

Ana Carolina Alcântara Silva

9911166875

Questões do texto: “Como nasce um produto“.

  1. Explique quais foram ás etapas para o lançamento do creme dental da P&G:

R: Com o agravamento da crise no ano em que o creme dental seria lançado, o presidente da P&G procurou o presidente da companhia, o mesmo deixou claro que nada seria mudado na estratégia, os investimentos previstos estavam mantidos. Com a benção do presidente mundial, o lançamento, cujos principais passos foram acompanhados pela EXAME no últimos quatro meses, seguiu como planejado No começo de abril, o creme dental da Procter deve chegar ao mercado nacional com a marca Oral-B Pro-Saúde. As etapas são várias e, muitas vezes, começam bem antes da concepção do produto em si. A P&G, por exemplo, aproveita a condição de uma das maiores máquinas de inovação do mundo, com 27000 patentes registradas, para impulsionar sua produção de lançamentos. O novo creme dental que será lançado no Brasil reuniu 25 dessas patentes, invenções como uma substância que elimina as bactérias da boca e outra que reduz manchas nos dentes. O período de estudo para execução de um projeto dessa envergadura é longo. Apenas em pesquisas o produto consumiu 12 anos e foi alvo de mais de 30 estudos científicos.

  1. Por qual motivo houve tantos investimentos para lançamento do creme dental. Qual era o objetivo principal da P&G?

R: Porque tanto empenho no lançamento de um único produto, em algo tão simples quanto um creme dental? Do sucesso da iniciativa depende muito a expansão da P&G no Brasil. Sua missão é funcionar como uma alavanca para a área de produtos de higiene bucal da companhia no país, um mercado estimado em 3,2 bilhões de reais por ano. Hoje, a Procter detém 21% do mercado de higiene bucal no mundo, liderando em países como Estados Unidos, Canadá, Itália e Alemanha. Sua participação no Brasil, porém, é de coadjuvante. A Procter está presente apenas no mercado de escovas de dentes, enxaguatórios e fio dental – segmentos que representam cerca de 40% do total da área de higiene bucal. Com o novo produto, a empresa entra na fatia mais robusta do mercado, com vendas anuais estimadas em 1,9 bilhões de reais. Para a Procter, o Brasil é um mercado fundamental, pois se trata do segundo maior das Américas, perdendo apenas para os Estados Unidos. Também é um dos que mais crescem no mundo, ao ritmo de 3% ao ano em cremes dentais e 8% em escovas.

  1. Explique como foi a estratégia de lançamento e divulgação da nova    Oral-B.

R: O marketing se concentrará na distribuição de amostras grátis em consultórios dentários e no lançamento de pacotes promocionais, nos quais o creme dental será distribuído como brinde na venda de outros itens da linha Oral-B ao todo, está prevista a distribuição de 4 milhões de amostras grátis em consultórios dentários, enquanto outros 3 milhões de tubos serão distribuídos como brinde. A estratégia de lançamento da nova Oral-B no Brasil é uma clara demonstração de como uma empresa do porte da P&G tira proveito de seu processo de globalização - mesmo em períodos de crise econômica. Com quatro fábricas instaladas no país, a P&G não produzirá um grama sequer do produto no Brasil. As quatro versões da pasta, divididas por faixas de preço, serão importadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com