TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencia Organizacional

Exames: Competencia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS

Engana-se aquele que acredita que uma empresa é um conjunto de recursos, estes são apenas as plataformas físicas que a empresa/entidade opera. Há necessidade de que eles sejam administrados e a fim de produzir resultados, e é através da competência que este objetivo é alcançado. A competência nada mais é do que o DNA da empresa, baseado no CHA (conhecimento, habilidade e atitude).

Na Era Industrial a entidade era considerada física e material, quanto na Era da Informação este conceito foi substituído por conjuntos integrados e coordenados de competências essenciais, atualizadas e estratégicas.

O domínio sobre as competências as tornam mais eficazes e competitivas, demonstrando o que aprendeu e o que faz, diferenciando-as de seus concorrentes e tornando-a melhor em processos, métodos, procedimentos, produtos, serviços etc. Ou seja, deve-se ter competências suficientes para extrair o máximo de seus recursos com o mínimo de esforço e custo, agregando valor a um produto/serviço diferenciado e atrativo.

As competências organizacionais formam uma cascata de competências funcionais, gerenciais e pessoais, fazendo com que os superiores dependam daqueles abaixo que lhe dão base e sustentação, ajudando a proporcionar resultados sistêmicos e alavancados.

Competências Essenciais

São indicadores de desempenho que fazem a empresa diferenciar e destacar. Apresentam quatro características básicas:

• Propiciam vantagens competitivas para os negócios da empresa

• Constituem fatores críticos do sucesso empresarial

• Definem aquilo que a empresa sabe fazer melhor do que as outras

• Sua complexidade decorre do fato que são desenvolvidos, integradas e articuladas que dificultam os concorrentes a copiar e imitar (ou seja, difícil imitação pelas demais empresas)

ATIVOS TANGÍVEIS

ATIVOS INTANGÍVEIS

Competências Funcionais

Estão relacionadas com cada área de atividade da empresa, ela deve reunir as competências funcionais em todas as suas áreas de atividade e saber dosá-la entre elas a fim de alcançar equilíbrio e sinergia. Visto que estas alavancam a capacidade de gerar valor, conquistar e manter clientes e apresentar excelentes resultados para a empresa.

Competências Gerenciais

São as competências que os administradores devem ter para realizar seu trabalho. O administrador deve ter aprendizado constante e continuo de competências e habilidades de mudam com o passar dos tempos, transformando-se em um Coach (preparador que transforma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com