TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Casos: Competencias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

A Administração é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

O termo "administração" vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerencia rnegócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.2

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.4

Como exemplo de dependência da Ciência da Administração, para funcionar de forma empresarial, estão as Instituições de Direito Público ou Instituições de Direito Privado, criadas, respectivamente, para finalidades sociais ou fins lucrativos.

No Brasil, o Dia do Administrador é comemorado no dia 9 de setembro. O patrono dos Administradores brasileiros é o Adm. Belmiro Siqueira.

“A ADMINISTRAÇAO É ARTE DE APLICAR AS LEIS SEM LESAR OS INTERESSES.”

As Três Eras da Administração do Século XX

Era Clássica

1900 – 1950 . Inicio da Industrialização

. Estabilidade

. Pouca mudança

. Previsibilidade

. Regularidade e certeza . Administração Científica

. Teoria Clássica

. Relações Humanas

. Teoria da Burocracia

Era Neoclássica

1950 – 1990 . Desenvolvimento Industrial

. Aumento da mudança

. Fim da previsibilidade

. Necessidade de inovação . Teoria Neoclássica

. Teoria Estruturalista

. Teoria Comportamental

. Teoria de Sistemas

. Teoria da Contingência

Era da Informação

Após 1990 . Tecnologia da Informação

. Globalização

. Ênfase nos serviços

. Aceleração da mudança

. Imprevisibilidade

. Instabilidade e incerteza Ênfase na:

Produtividade

Qualidade

Competitividade

Cliente

Globalização

São cinco variáveis básicas da teoria geral da Administração.

1. Ênfase nas tarefas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.

2. Ênfase nas estruturas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações.

3. Ênfase nas pessoas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações.

4. Ênfase na tecnologia: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da aplicação bem-sucedida da tecnologia na atividade organizacional.

5. Ênfase no ambiente: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que busca a adequação das organizações às demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo.

Passo 2:

Passo 2:

Principais teorias de administração:

TEORIA CÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.

Na Teoria Clássica, ao contrário, partia –se de toda a organização e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgão ou pessoas.

Henri Fayol (1841 – 1925), o fundador da

Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as conseqüências da Revolução Industrial e, mais tarde, da Primeira Guerra Mundial. Fayol salienta que toda empresa apresenta seis funções:

*FUNÇOES ADMINISTRATIVAS

*FUNÇÕES TECNICAS

*FUNÇOES COMERCIAIS

*FUNÇOES FINANCEIRAS

*FUNÇOES DE SEGURANÇA

*FUNÇOES CONTABEIS

Para Fayol nenhum das cinco funções precedentes tem o encargo de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social, de coordenar os esforços e da harmonizar os atos. Essas atribuições constituem outra função, designada pelo nome de Administração.

A visão de Fayol sobre as funções básicas da empresa esta ultrapassada. Hoje, as funções recebem o nome de áreas da administração: as funções administrativas recebem o nome de área de administração geral; as funções técnicas recebem o nome de área de produção, manufatura ou operações; as funções comerciais, de área de vendas/marketing. As funções de segurança passaram para um nível mais baixo. E, finalmente, surgiu a área de recursos Humanos ou gestão de pessoas.

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS.

A Teoria das Relações Humanas surgiu nos estados Unidos, como conseqüência das conclusões da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição a Teorias Clássica da Administração. A Teoria das Relações Humanas tem suas origens nos seguintes fatos: A necessidade de se humanizar e democratizar a Administração, o desenvolvimento das ciências humanas, as idéias da filosofia pragmática e as conclusões da experiência de Hawthorne.

.

A experiência de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com