TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional : Quais As Vantagens De Se Trabalhar Em Grupo

Monografias: Comportamento Organizacional : Quais As Vantagens De Se Trabalhar Em Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  3.245 Visualizações

Página 1 de 4

Formação dos grupos, sua transformação em equipes

Um grupo de pessoas pode ser transformado em um grupo psicológico ou equipe através de um evento externo significativo como, por exemplo, um incêndio, uma inundação ou algo de muito impacto, o problema comum, a ameaça á sobrevivência de todos torna-se o fator agregador fazendo com que existam interações interpessoais que de outra forma provavelmente não ocorreriam.

Principais fatores de um grupo psicológico:

• Duas pessoas não ultrapassando trinta

• Rede de comunicações

• Um sentido compartilhado de identidade coletiva

• Objetivos comuns, que se completam

• Estrutura de grupos

Na medida em que as organizações crescem, surge a necessidade de integrar o trabalho de diferentes grupos em um mesmo ambiente, onde os indivíduos de grupos distintos interagem entre si, para a resolução de conflitos das organizações e também melhorias.

As principais vantagens levam a empresa a resultados excelentes com relação ao desempenho de seus colaboradores A utilização de um trabalho em equipe aumenta a criatividade e energia dos funcionários, tornando a comunicação eficaz acrescentando novas perspectivas evoluindo as ideias e pontos de vista.

As pessoas se sentem mais empolgadas com os resultados e se sentem mais felizes em trabalhar, assim trabalham mais satisfazendo suas próprias necessidades básicas com relação à função exercida.

Quando as pessoas realizam várias atividades juntas com cooperação e comunicação constante, se tornam capazes de identificar uma forma de melhorar a organização e realização do trabalho, produção e criação de ideias, gerando melhores resultados.

Vantagens do trabalho em equipe:

 A soma das habilidades são maiores que as de seus membros individualmente;

 São capazes de lidar com situações mais complexas e diversas;

 São mais ágeis e flexíveis;

 Produzem coletivamente;

 Reagem frente às mudanças mais positivamente;

Warren barris, um dos maiores autores mais conceituados no campo de liderança organizacional e no trabalho com grupos diz, em uma sociedade globalizada, em que a informação é a moeda de troca de maior valia, a colaboração não é somente desejável, mas praticamente inevitável. “exceto em casos raros”, nos diz ele, “uma só pessoa será pouco para alcançar a grandeza”.

Perguntas:

1) Como a formação de grupos pode influenciar o comportamento das organizações?

Através da formação de uma equipe unida, as organizações podem melhorar, promovendo rapidez, menor custo em menor tempo mantendo sua qualidade ou até melhorando com o compartilhamento de novas ideias e novas informações trocadas pelos indivíduos dos grupos.

2) O que o grupo deve possuir?

Mínimo de duas pessoas, rede de comunicações, um sentido compartilhado de identidade coletiva, objetivos comuns que se completam, estrutura de grupo.

3) O que é uma equipe de alta performance?

É um grupo que satisfaz todas as condições da equipe real e possui participantes que estão também profundamente compromissados com o crescimento e sucesso uns dos outros. Além disso, este tipo de equipe apresenta níveis de performance bem acima dos apresentados por demais equipes em situação semelhante, bem como excede todas as expectativas em função dos seus integrantes.

4) você considera que o grupo é motivacional para a formação de uma equipe de organização? Justifique.

Sim, um grupo unido onde os indivíduos respeitem suas diferenças e que tenham ideias e objetivos que se completem, motiva e é capaz de forma uma equipe de sucesso.

5)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com