TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicaçao Empresarial - Unopar

Artigos Científicos: Comunicaçao Empresarial - Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 7

Taubaté - SP

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................03

2. UTILIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL............................................04

3. IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL......................................06

4. TRANSPARÊNCIA E COERÊNCIA DA COMUNICAÇÃO...................................07

5. CONCLUSÃO........................................................................................................09

REFERÊNCIA............................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

A comunicação é um processo que consiste na troca de transmissão de informação. Nas empresas ela é uma ferramenta fundamental para melhorar a imagem e os resultados obtidos. Este conceito esta sofrendo mudanças no público alvo, devido à concorrência cada vez mais forte e novas tecnologias.

A comunicação empresarial é vista como um meio que divulga notícias favoráveis a respeito da empresa e controla as notícias desfavoráveis. No entanto, essa é uma visão extremamente redutora, porque a comunicação empresarial abrange uma área muito maior, e está relacionada com a sua capacidade de competir dentro do mercado e consequentemente à sua sobrevivência.

Por este motivo é tão importante abranger este assunto e saber quais as técnicas que podemos utilizar para integrar a comunicação ao planejamento estratégico e enquadrar em várias áreas como: assessoria de imprensa, comunicação interna, organização de eventos, relações públicas, propaganda, publicidade, etc.

Vamos falar de como pode ser trabalhada e desenvolvida a comunicação empresarial pelos diretores ou gestores, porque os conhecimentos de gestão também são essenciais para uma boa comunicação praticada pela empresa.

2. UTILIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO EMMPRESARIAL

Podemos utilizar várias formas para nos comunicar dentro e fora de uma empresa, as mais utilizadas são:

- Comunicação oral: falando diretamente com o público, através de um canal de TV ou rádio.

- Comunicação escrita: através de e-mails, jornal, website.

- Comunicação visual, através de cartazes, monitores, outdoor etc.

Lembrando que toda a comunicação tem que ser objetiva e transparente, para que isso ocorra é necessário que dentro da empresa todos falem a mesma linguagem, ou seja, os dados divulgados sejam do conhecimento de todos aqueles que fazem parte da comunicação.

Este organograma apresentado por kunsch (1997, p. 116) nos dá uma ideia de como a gestão da comunicação organizacional pode está inserida no setor de comunicação de forma integrada.

Fluxos / Redes formal e informal / Veículos

Algumas empresas de grande porte como citado no texto (Braskem) tem um departamento específico para isto, onde existe toda uma análise antes de soltar qualquer noticia, porém nem toda a empresa dispõe deste aparato, neste caso é necessário os gerentes, diretores e todas que atuam na gestão desta empresa fazer reuniões periódicas e alinharem sobre os acontecimentos, lançamento de novos produtos, quantidade de defeitos, valores das ações, como no exemplo da CPFL citado no texto, criando se assim uma comunicação institucional.

Um dos principais objetivos da comunicação institucional é o estabelecimento de relações duradouras com os seus públicos. Isso é possível através de ações personalizadas e segmentadas, tomando como base à análise periódica das informações obtidas através de questionários e relatórios aplicados na empresa, objetivando identificar as necessidades dos clientes.

Estas são ferramentas da comunicação institucional que visam atingir todos os públicos envolvidos na organização (internos e externos). Após a utilização dessas ferramentas, devem ser elaboradas ações de acordo com os objetivos da empresa, e as necessidades do momento.

Como exemplo, podemos destacar as publicações organizacionais que são instrumentos da comunicação institucional e podem ser utilizadas tanto para o público interno quanto para o externo. Um dos principais objetivos das publicações organizacionais está em:

(...) combater o desconhecimento a respeito da empresa e promover a integração entre os públicos ligados a ela, ao mesmo tempo em que pretendem projetar a empresa para internamente assegurar a boa produtividade e externamente conseguir aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros. (Rego, 1986, p. 119)

3. IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

Com o mercado cada vez mais competitivo as empresas estão exigindo muito além de uma boa experiência na função, ela busca colaboradores proativos que dispõem de habilidades que superem o escopo de atuação de sua profissão, isso inclui ter uma visão sistêmica da empresa, estar disposto e pronto a colaborar.

A eficaz comunicação interpessoal nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes e liderados, alcance das metas planejadas pela organização.

Imagine um “chefe” que não consegue ser compreendido, pois não sabe delegar ordens ou explicar, de forma clara, a execução de um trabalho, projeto, compartilhar seus conhecimentos ou dar um feedback. Com certeza, seus subordinados terão dificuldades de entender as tarefas e realizar com exatidão.

Agora e se fosse ao contrário, um subordinado que não responde de maneira clara ao seu líder, não relata suas ideias, atividades, não divulga seus resultados e não se tem um boa convivência com seus colegas de trabalho, nos dois casos há problema de comunicação que precisa ser corrigido com urgência.

Pesquisa realizada pelo psicólogo americano e professor emérito da Universidade da Califórnia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com