TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio UNOPAR - Gestão Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Portifolio UNOPAR - Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Trataremos do assunto de forma conceitual e também utilizando exemplos demonstrando como os relatórios são eficientes nas tomadas de decisões. Falaremos sobre conceito de Orçamento, Orçamento Geral, Orçamento Flexível, Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão, as Questões Tributárias para o Orçamento, a Isenção e a Imunidade Tributária, Balanço Patrimonial, as Demonstrações de Resultado de Exercício e Fluxo de Caixa e a Comparação do Orçado com o Realizado com a utilização dos Métodos Quantitativos.

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO

Os sistemas orçamentários são instrumentos que contêm planos de negócios para a empresa, compreendendo planejamento e controle das operações e dos resultados da organização. Neles estão estratificadas as opções de metas e objetivos escolhidos para a vida futura da empresa. É assim que devem ser vistos; uma complexa rede de táticas, de determinações e de uso de recursos, voltados para o crescimento da empresa. Assim, para se entender o conceito de orçamento faz-se necessário ter conhecimento da sua função e atuação no contexto empresarial. Por princípio o orçamento é, antes de qualquer coisa, uma atividade financeira que exige a colaboração de todos os departamentos. Existe um instrumento financeiro capaz de proporcionar a qualquer empresa uma visão bem aproximada da sua situação financeira futura, este instrumento é o orçamento empresarial. O principal benefício trazido pela adoção do orçamento empresarial é uma maior segurança na tomada de decisão, pois ele antecede as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estima os recursos a serem utilizados e atribui as responsabilidades para atingir os objetivos fixados.

2.1 ORGAMENTO GERAL

Orçamento envolve todas as áreas da empresa, por se tratar de uma operação complexa a maior dificuldade é que todas as pessoas envolvidas tenham total entendimento do plano traçado, após isso o comprometimento dos mesmos para que o plano seja seguido e os resultados esperados alcançados fazem com que muitas empresas não tenham sucesso em tal ação, por isso cabe à empresa elaborar um plano diferenciado e adequado ao seu perfil. É de extrema importância uma ferramenta que gerencie os custos e lucros da empresa podendo assim identificar o desempenho de cada departamento. Muitos gestores acham desnecessária tal ação visto que a variação dos itens envolvidos é pequena, porém questionar se esta variação será compensada faz com que todas as pessoas envolvidas no processo, mesmo que involuntariamente, tenham o comprometimento de manter e melhorar um bom desempenho e evitar desempenhos negativos. Ao verificar custos de áreas isoladas fica mais fácil identificar porque existe uma diferença, positiva ou não, nos custos orçados, podendo assim bolar um plano de ação para cortar gastos desnecessários.

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

Para que os administradores possam ter uma base melhor de análise, é utilizado um Orçamento Flexível. Também chamado de orçamento variável baseia-se no conhecimento dos padrões de comportamento dos custos e receitas. É preparado para uma faixa de níveis, e não apenas para um nível de atividades; é essencialmente um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividade. Os orçamentos flexíveis podem ser úteis tanto antes quanto depois do período em questão. Podem ser úteis quando os gestores estiverem tentando escolher uma dentre várias faixas de atividade para fins de planejamento. Também podem ser úteis no fim do período, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos. A administração recebe a melhor ajuda possível com padrões e orçamentos cuidadosamente estabelecidos, que representem o que deve ser conseguido. Estes padrões devem basear-se em especificações de matérias primas, equipamentos e capacidade de recursos, e não no desempenho passado, pois este quase sempre oculta ineficiências passadas.

2.3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

Os principais pontos positivos do orçamento são: impulsionar o planejamento e a implementação estratégica de planos; Proporcionar uma estrutura para a avaliação do desempenho; Motivar administradores e funcionários; Promover a coordenação e a comunicação entre subunidades dentro da empresa.

2.4 QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO

É indispensável que o orçamento empresarial encare as questões tributárias como assunto de alta relevância, uma vez que uma empresa já se encontra liquidando os impostos relativos ao seu faturamento mesmo antes de recebê-lo. A não observação de possíveis irregularidades quanto à situação fiscal da empresa pode levá-la a sofrer sérias consequências, como contratempos oriundos de autuações fiscais, ônus financeiros na obtenção de empréstimos e descrédito junto aos credores.

2.5 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA

A isenção tributária é uma hipótese de não incidência legalmente qualificada. Para outros, é uma exclusão do crédito tributário, pois embora tenha acontecido o fato gerador do tributo, o ente tributante está impedido de constituir e cobrar o crédito tributário. As isenções não são extensíveis às taxas, a contribuições de melhoria e aos tributos instituídos posteriormente à sua concessão.

Imunidade tributária é uma proteção que a Constituição Federal confere aos contribuintes. É uma hipótese de não incidência tributária constitucionalmente qualificada. As imunidades previstas no artigo 150 da Constituição Federal só existem para impostos, mas não podemos esquecer que existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com