TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresarial 6º Periodo Unopar

Artigos Científicos: Sustentabilidade Empresarial 6º Periodo Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  3.107 Palavras (13 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

06

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

07

2.1 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

07

2.1.1 Sustentabilidade: social, econômica e ambiental

08

2.1.1.1 Sustentabilidade econômica

08

2.1.1.2 Sustentabilidade ambiental

09

2.1.1.3 Sustentabilidade social

10

2.2 ICE - BOVESPA

11

2.3 BALANÇO SOCIAL

13

3 CONCLUSÃO

16

REFERÊNCIAS

17

1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas do século XX, as transformações sócio-econômicas, políticas, ambientais e culturais ocorridas no cenário mundial e, por conseguinte, no contexto empresarial impulsionaram a discussão acerca de caminhos mais promissores para se alcançar uma atuação efetiva e, sobretudo, competitiva frente ao mercado, uma reflexão sobre os problemas e desafios globais que tem feito parte de nossa sociedade nas últimas décadas. Os modelos de consumo, produção e desenvolvimento escolhidos por nós desde a revolução industrial tem desencadeado uma série de desigualdades, concentradas, principalmente, na distribuição de renda e no decesso aos direitos, garantias e condições fundamentais para a sobrevivência digna do ser humano.

Neste sentido, o conceito de desenvolvimento sustentável surge propondo um novo paradigma ético e holístico da ação humana. Isso permeia todas as pessoas e setores da sociedade, e passa,

necessariamente, pelo reposicionamento político-estratégico e pela adoção de novas práticas, principalmente, no setor empresarial.

Para se efetivarem, as políticas e práticas de sustentabilidade empresarial devem, necessariamente, atender simultaneamente aos critérios de relevância social, prudência ecológica e eficiência econômica. Isso deve estar refletido em estratégias e práticas éticas e sustentáveis de ecoeficiência e responsabilidade social. Está aí, o maior desafio ao empresariado neste século XXI: conciliar crescimento econômico, preservação do meio ambiente e equidade social. É neste sentido que se torna cada vez mais necessária a reflexão, disseminação e proposição de ideias e práticas que tornem realidade a sustentabilidade empresarial.

Diante do contexto, a sustentabilidade empresarial também deve ser vista como uma oportunidade de novos negócios para as empresas. Conciliar progresso econômico, equidade social e preservação ambiental podem gerar bons dividendos, imagem e reputação, contribuindo também para o crescimento e perenidade dos negócios.

Desta forma, este trabalho busca apresentar como a sustentabilidade empresarial é importante para as empresas e consequentemente a humanidade.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

A sustentabilidade do processo de desenvolvimento local depende, basicamente, da adesão social, sua manutenção e internalização do conceito de sustentabilidade. A mudança para o novo paradigma de produção flexível requer mudanças de atitude e comportamento dos

indivíduos, no intuito de absorver o mesmo. (CASAROTTO FILHO; PIRES, 1999).

Uma empresa para ser sustentável deve buscar em todas as suas ações e decisões a ecoeficiência, procurando produzir mais e com melhor qualidade gerando menos poluição e utilizando menos recursos naturais. A empresa que é partidária dos princípios da sustentabilidade deve ainda ser socialmente responsável, assumindo que está imersa num ambiente social em que influi ao mesmo tempo em que sofre influência. A motivação dos líderes empresariais deve ser respaldada numa visão de longo prazo, em que se leve em consideração os custos futuros e não somente os custos presentes.

A contribuição para o desenvolvimento sustentável por parte das empresas, conforme afirma Coral (2002) acontece quando há modificações nos sistemas produtivos adotados pelas empresas, tornando-os mais eficientes e com impactos não negativos no meio ambiente. Além disso, as empresas devem assumir o papel de recuperar as áreas degradadas e oferecer produtos e serviços que promovam a melhoria do desempenho ambiental dos consumidores.

A empresa considerada sustentável é aquela que procura considerar em suas ações as dimensões econômica, social e ambiental. Em outras palavras, a empresa continua visando o lucro, seu objetivo primordial, só que passa a considerar o impacto de suas atividades no meio ambiente procurando amenizá-las de maneira eficiente, desempenhando ao mesmo tempo ações de cunho social, seja em benefício de seus funcionários ou da comunidade.

Dessa forma, o tripé da

sustentabilidade ou Triple-Bottom-Line passa a ser reconhecido entre os pesquisadores e torna-se uma ferramenta fundamental para que as empresas desenvolvam ações que permeiem as três dimensões: econômica, social e ambiental.

2.1.1 Sustentabilidade: social, econômica e ambiental

O desenvolvimento sustentável apresenta três grandes dimensões principais: o equilíbrio das dimensões econômica, social e ambiental .

O estabelecimento de uma civilização na qual ocorra uma distribuição mais eqüitativa das riquezas é o principal objetivo da sustentabilidade social. Uma melhor alocação dos recursos e uma melhor gestão possibilitariam a sustentabilidade econômica. O equilíbrio social é visto como medida da eficiência econômica, e não a lucratividade empresarial.

2.1.1.1 Sustentabilidade econômica

Em dias não muito anteriores a este, a economia mundial elevou-se em escala bastante superior no sentido de extrair cada vez mais recursos naturais e eliminar mais rejeitos contribuindo para maiores índices de poluição, elevando também a preocupação com esse fenômeno. A referida escala da economia possui dois componentes básicos, o primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com