TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Consumo

Monografias: Comunicação E Consumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

A sociedade contemporânea encontra-se em constante transformação, tradições são quebradas ou reformuladas, novas identidades são formadas a cada momento, o novo se torna obsoleto em um curto espaço de tempo. É neste ambiente fluido que os meios de comunicação funcionam como divulgadores de culturas e identidades. Presente em quase todos os lares brasileiros estes meios são utilizados pelo grupo hegemônico para difundir suas ideologias. No entanto, estamos longe de afirmar que os dispositivos midiáticos são manipuladores, que dominam o palco mediante uma plateia atônita, incapaz de se proteger dos “males” que lhe são “enviados”.

Para nós, a comunicação não é linear (emissor – receptor), como nos mostra Hall no artigo Codificação/ Decodificação (HALL, 2003). Ou seja, o receptor se apropria de uma mensagem a partir de suas práticas sociais, reelaborando-a e transmitindo-a a outros receptores, se tornando assim em emissor. A comunicação só ocorrerá se houver a apropriação da mensagem, isto é, o receptor pode recebê-la, porém se esta não estiver em seu âmbito social ele pode descartá-la, não a retransmitindo a outros sujeitos. Nas palavras de Baccega (BACCEGA, 1998:10), “o receptor-sujeito vai ressignificar o que ouve, vê ou lê, apropriar-se daquilo a partir de sua cultura, do universo de sua classe, para incorporar ou não às suas práticas”.

Sumario

1.0 Comunicação e consumo: uma abordagem multidisciplinar...............1

1.1 As relações entre comunicação, consumo e identidades........................1

1.2. A cultura da mídia......................................................................................1

1.3. As múltiplas identidades............................................................................1

2.0 Consumo e cultura....................................................................................2

2.1 O consumismo: ideologia e história social..................................................2.

2.2 O consumismo enquanto problema teórico...................................................2.

3.0 O consumismo enquanto problema teórico.....................................................3

Bibliografia............................................................................................................4

Comunicação e consumo: uma abordagem multidisciplinar

O ato de consumir como forma de significação e diferenciação, o lúdico como fator de envolvimento e resposta a necessidade de gratificação simbólica. O marketing da experimentação e da emoção e sua reverberação nos meios de comunicação eno cotidiano do consumidor. A articulação do discurso persuasivo integrando as diversas competências comunicacionais, disponibilizados em suportes convencionais e não convencionais, contudo patrocinados por marcas e produtos que assumem aspectos emocionais, afetivos e até mesmo religiosos. O olhar multidisciplinar sobre estes fenômenos e o reconhecimento do consumidor/cidadão.

As relações entre comunicação, consumo e identidades.

A sociedade contemporânea possui como característica a fluidez, tudo se modifica rapidamente: valores, comportamentos e gostos. Para viver neste ambiente as pessoas também necessitam de transformações constantes, o deslocamento é inevitável. As identidades parecem não ter fim, impulsionam os desejos e as emoções dos sujeitos, que optam pelo consumo como forma de pertencimento. Neste enfoque, o presente trabalho visa levantar algumas questões relacionadas às identidades e ao consumo.

Ao estudarmos os meios de comunicação, em nosso caso, a televisão, estamos estudando a cultura da sociedade contemporânea. Através de seus programas, modelos de comportamento e consumo são reforçados. Dentre os programas de entretenimento veiculados pela tevê, a telenovela é, sem dúvida, um dos mais assistidos e comentados na sociedade brasileira.Escolhemos estudar uma telenovela da Rede Globo por esta ser a maior produtora de telenovelas no Brasil, investe milhões nesse formato, que é o responsável pela maior parte de seu faturamento. Ao todo, são cinco telenovelas veiculadas ao longo do dia, sendo que três são transmitidas entre as 18h e 22h. Neste horário seu público é o mais diversificado possível, homens, mulheres, crianças, de todas as idades e classes sociais.

A cultura da mídia

O termo cultura da mídia é amplamente utilizado por Douglas Kellner (2001) para se referir à cultura difundida pelos meios de comunicação. Segundo o autor, esta cultura só passou a fazer parte do cotidiano das pessoas com o advento da televisão, a partir deste momento a mídia se “transformou em força dominante na cultura, na socialização, na política e na vida social” (2001: 26).Assim como Kellner, acreditamos que os meios de comunicação são responsáveis pela divulgação de ideologias oriundas das classes dominantes, que estão sempre em luta para manterem sua hegemonia. Desta forma, os discursos veiculados na mídia são reflexos dessas lutas, da busca pela afirmação, pelo reconhecimento dos sentidos dos valores hegemônicos. Kellner fala de pedagogia cultural, em que os meios de comunicação “contribuem para nos ensinar como nos comportar e o que pensar e sentir, em que acreditar o que temer e desejar – e o que não” (KELLNER, 2001: 10). A mídia, na sociedade contemporânea, atua em conjunto ou até substitui algumas instituições que, durante a sociedade moderna, eram responsáveis por transmitir os valores hegemônicos à população, como a escola, a igreja, o Estado, , entre outras.

Numa cultura da imagem dos meios de comunicação de massa, são as representações que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com