TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Da Administração

Ensaios: Conceito Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Administração: Seu conceito

Antes de entendermos o significado da administração, precisamos entender o que significa uma organização, pois, uma está diretamente interligada à outra.

O termo organização tem dois conceitos fundamentais: Organização pode ser a parte de um processo ou uma função administrativa a ser realizada, e pela ótica eu iremos abordar mais, organização pode ser uma entidade, grupo de pessoas que têm um objetivo em comum. Dentro da sociedade as organizações fornecem meios de atender as necessidades das pessoas. Todas as atividades relacionadas a produção de bens ou prestação de serviços são planejadas, coordenadas, dirigidas , executadas e controladas pelas organizações por meio de recursos humanos e não humanos. A vida das pessoas dependem das organizações e estas dependem do trabalho e da atividade daquelas, formando assim um elo entre ambas. As organizações são formadas das mais diversificadas e características possíveis. Existem as organizações lucrativas (como as empresas) e não lucrativas (como serviços públicos, organizações não governamentais, Exército, igrejas entre outras).

As organizações fornecem os meios de subsistência para as pessoas, é pelo meio do trabalho ou serviços prestados por elas em troca de salários, abonos, lucros, etc. que permitem as pessoas adquirirem bens e serviços de que necessitam. As organizações podem ser eficientes e eficazes ou não, tudo depende da forma de como essas organizações são administradas. É aí que entra a administração:

A palavra administração vem do latim: ad (direção, tendência) + minister ( subordinação, obediência).

O papel da administração é assegurar a eficiência e a eficácia das organizações. O Processo administrativo abrange cinco principais processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

A administração é a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A administração trata do planejamento, do controle e de todas as atividades diferenciadas que ocorrem dentro da organização. A administração é imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Organizações bem administradas são importantes, pois causam impacto sobre a qualidade de vida da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com