TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Negociação

Ensaios: Conceito De Negociação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

JILEANE RIBEIRO – RA 412927

JOALDIA RIBEIRO DOS SANTOS – RA 414035

JUSSARA DE ALMEIDA BARBOSA – RA 414182

MARIELA RICALDI PINTO – RA 414031

MARTA RIBEIRO DOS SANTOS – RA 414033

PORTO SEGURO/BA

ABRIL, 2013

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Técnicas de negociação, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, na Universidade Anhanguera – UNIDERP, sob orientação da tutora de ensino a distância EAD KaremGrubert Rojas e tutor presencial AlexonVeriscimo.

PORTO SEGURO

ABRIL, 2013

INTRODUÇÃO

Esse trabalho vem mostrar as definições da palavra negociação, quais características um bom negociador deve possuir, como deve agir em cada negociação, a importância de um bom planejamento e ainda como lidar com situações inesperadas, chegando assim a um resultado favorável para ambas as partes.

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO (Etapa 1, passo 3)

Negociação é um processo de troca feita pela comunicação onde duas partes se unem para debater, organizar e propor até que se chegue a um acordo comum. Não é apenas a compra e venda de mercadorias, imóveis, ações e sim a generalização de tudo que fazemos troca.

Já dizia Chiavenato (2011):

“A negociação envolve lados opostos com interesses conflitantes. São os oponentes, litigantes, antagonistas, adversários ou contendores que tentam chegar a uma solução mutuamente aceitável. A negociação é um jogo intricado que envolve três realidades, a saber: pessoas, problemas e processos.” (Chiavenato, 2011)

Não é fácil falarmos dos tipos de negociadores, pois são classificados de acordo com sua forma e maneira particular de fazer e colocar em prática suas ações, porém podemos definir dois estilos:

- O NEGOCIADOR FOCADO:

Ele negocia com foco em alçar metas. O que realmente mostra ser importante é o objetivo alcançado a todo o custo, usa todas as habilidades para intimidar, pressionar não se preocupando com clima de constrangimento na organização. O relacionamento pessoal não é seu tema principal, quando se trata de beneficiá-lo seu interesse está acima do seu oponente. Consiste numa negociação eficaz, mas totalmente inadequada para estabelecer relações duradouras.

- O NEGOCIADOR FOCADO NAS PESSOAS:

Esse tem o objetivo de manter na organização uma parceria duradoura e focada no bom relacionamento da equipe dando preferência a um diálogo aberto e transparente a qualquer custo sem confronto, Sua posição é confiar sempre no outro, posicionando generosamente e não induzir. O negociador é exigente, mas mantém o respeito pelo outro, levando a defender com firmeza as suas posições e ser flexível quando necessário.

NEGOCIAÇÃO: O CONCEITO (Etapa 2, passo 2)

Dentro de uma negociação o objetivo é atingir um acordo que beneficie ambos as partes, respeitando e valorizando o objetivo e satisfação, ressaltando os pontos essenciais para uma boa negociação.

Nessa negociação devem respeitar todos os meios que temos para conseguir o que queremos, analisando as partes respeitando o ganha-ganha, concretizando a negociação em base de confiança e credibilidade, no anseio de manter-se uma parceria duradoura e lucrativa, onde ambos os negociadores entenderem que não foi uma boa negociação, que houve perdas de ganhos futuros em negociações, eles ampliarão o leque de possibilidades para negociações com outras empresas, por isso é importante enaltecermos as partes valorizando cada ponto e considerando futuras grandes negociações sempre mantendo uma postura cordial e profissional tendo uma visão de parceria duradoura, lucrativa e financeira.

NEGOCIAÇÕES: Conceitos Técnicos

Em uma negociação compreende-se um processo onde afeta profundamente variados contextos em um relacionamento que gera uma ligação duradoura para ambas as partes.

Segundo Dante P. Martinelli. E envolve três etapas-chave; Análise, Planejamento e a Discussão.

Negociação, E um processo de comunicação bilateral no qual envolve o ganha-ganha, considerando o conceito contínuo de negociações ampliando a relação e satisfação de ambos. Antes o negociador buscava resultado momentâneo e imediato numa negociação; hoje o mesmo negociador mantém um relacionamento duradouro para que atinjam seus objetivos pretendidos nos anseios de futuras realizações e uma boa aliança.

Independentes das estratégicas sejam competitivas ou cooperativas o importante é negociar, movimentar-se colocar os pontos em pautas valorizando a satisfação de todas as partes cedendo, solucionando, favorecendo mudando as regras estão em constante modificação utilizando todos os benefícios para uma boa negociação.

Para satisfação de ambos existem as necessidades básicas devem ser supridas é primordial levar em conta um novo conceito de negociação. Se no passado pensava-se em atender só as necessidades pessoais não preocupando-se com ambos os lados envolvidos. Mas os conceitos mudaram ao longo do tempo e aperfeiçoaram as técnicas e formas de novas negociações percebendo que uma negociação desse tipo provocaria um desgaste na qual acabaria perdendo-se os interesses de ambos e provocando o desinteresse da negociação em médio prazo, precisando ampliar a visão dos negociadores desenvolvendo novos conceitos e técnicas de negociações com objetivos de aprimorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com