TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Patrimônio

Ensaios: Conceito De Patrimônio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

2.2 CONCEITO DE PATRIMONIO

“[...]O balanço patrimonial é uma espécie de fotografia contábil num determinado momento. Nele são registrados os bens, direitos e obrigações da empresa, agrupados em contas dispostas em ordem decrescente de liquidez. O balanço diz o que a empresa possui e como financiou esses bens. A soma de todos os itens do ativo (lado esquerdo) é sempre igual à soma dos itens do passivo somados ao patrimônio líquido (lado direito). [...]

Patrimônio líquido é o indicador que representa o capital próprio da empresa, ou seja, ele mostra o que sobraria para os acionistas se a companhia fosse liquidada. Nessa conta entram capital social, reservas de capital, reservas de lucro, lucros ou prejuízos acumulados e reservas de reavaliação. O patrimônio líquido é a diferença entre o valor total dos ativos (bens e direitos) e dos passivos. Essa seção deve ser vista com cuidado, porque muitas companhias avaliam seus estoques, efeitos da inflação e deflação sobre seus bens de acordo com a dedução que pretendem obter do imposto de renda. No setor financeiro, esse item ainda é bastante relevante. As aquisições, por exemplo, são geralmente efetuadas como um múltiplo do valor patrimonial. [...] ” (Roberta Lippi, Revista Capital Aberto, Ano 6.)

“Lucca Pacciolo achou que essa informação era importante e por isso merecia ser refinada. Para isso pensou: qual seria o valor do “Convento” se todos os seus valores a receber fossem recebidos, a casa fosse vendida pelo valor registrado e, finalmente, pagasse todas as suas dívidas? Para responder a essa questão, transformou a equação (a) na seguinte:

b) B + D - O = PL ou

9.000 + 4.000 - 2.000 = 11.000

E assim, ele chegou a outro conceito de fundamental importância para a Contabilidade: o conceito de Patrimônio Líquido. O Patrimônio Líquido pode, portanto, ser definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica, levando em consideração, porém, que os bens e direitos são valores positivos e as obrigações são valores negativos.

Diante desse conceito, Frei Lucca começou a pensar sobre o que significava o valor de 11.000. Seria o valor de mercado da empresa? Seria o valor real? Ou o valor contábil? Ele concluiu que o patrimônio líquido (11.000) representava o valor contábil da empresa de acordo com os registros efetuados pela Contabilidade, isto é, se todos os valores a receber forem recebidos exatamente pelos mesmos valores constantes dos registros contábeis, se os bens forem vendidos pelos mesmos valores registrados pela contabilidade e as obrigações forem pagas pelos mesmos valores que foram inscritos nos livros contábeis, o valor final da empresa, em dinheiro, seria exatamente o valor do Patrimônio Líquido determinado pela comunidade. É evidente que essa coincidência de valores é praticamente impossível de acontecer. Os valores a receber, assim como os valores a pagar, nem sempre são recebidos e pagos, pelos mesmos valores constantes dos registros contábeis, sobretudo os bens, que dificilmente seriam realizados pelos mesmos valores da Contabilidade.” (Frei Lucca Pacciolo)

Para Vicenzo Masi, o passar do tempo foi o fator que contribuiu para a formação do conceito de patrimônio não como objeto imediato de investigações, mas apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com