TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Inovação

Resenha: Conceito de Inovação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Resenha  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Inovação: Inovação é a implementação de um produto (Serviço), processo, método de marketing ou método de gestão organizacional, novo ou melhorado, que seja inédito no mundo, no seu mercado ou apenas dentro das empresas. Além disso, à inovação precisa ser aceita pelo mercado e capaz de gerar lucro, implementando melhorias na organização e gestão de uma empresa não sendo fácil no início. No entanto, quando bem feita, a inovação organizacional gera bons resultados. Para isso, planejamento e alguns cuidados são necessários. O principal é preparar a equipe para as mudanças e introduzir uma nova cultura na empresa, ou seja, é preciso incentivar novas atitudes comportamentais nos funcionários por meio de orientação e treinamento. O objetivo é tornar os colaboradores em agentes da inovação.

Há quem diga que a resistência é parte integrante do processo da mudança organizacional, pois é uma reação inerente ao ser humano diante de qualquer situação nova. No entanto, há meios de tornar a equipe aliada na implantação da inovação organizacional e de gestão.

O papel ativo das lideranças é fundamental para conduzir o processo de inovação, para dar respaldo aos funcionários

A boa comunicação da empresa com todos da equipe é imprescindível desde o início da mudança

Capacitar e qualificar os trabalhadores para desempenharem novas funções

O empreendedor precisa promover a Cultura da Inovação Permanente. Mesmo sem planos de inovar no curto ou no médio prazo, o empresário deve criar um ambiente favorável às mudanças. Deve cultivar a ideia de que a inovação é absolutamente necessária para a empresa e significa acompanhar as necessidades do mercado e dos tempos.

É importante estar atento ao surgimento de novos métodos de gestão e organizacionais implementados nos clientes, fornecedores e concorrentes. Depois, o dono do negócio deve apresentar as novidades aos funcionários e discutir as vantagens e bons resultados dessas mudanças, reunindo as opiniões e sugestões da equipe. Esta estratégia ajuda a quebrar resistências e diminui inseguranças, criando um ambiente pró-ativo entre os funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com