TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Negociação

Tese: Conceito de Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Tese  •  3.194 Palavras (13 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

A negociação está presente nas situações mais comuns do nosso dia a dia.

Negocia-se nos relacionamentos, no esporte, nos empregos, em nossas casas, etc. Nestes ambientes, são encontrados os mais diversos tipos de situações que requerem, em todos os momentos, que as pessoas realizem negociações.

Em família, muitas vezes os interesses entre marido e mulher são divergentes:

Ele pretendendo investir o dinheiro e ela querendo, por exemplo, gastar o dinheiro em roupas.

Às vezes, o que está em jogo é a realização de um negocio ganhos materiais, sentimento de conseguir algo, de ser útil, de ganhar ou perder, etc...

Nas empresas, não se diferencia. Fazemos negocio o tempo todo com os nossos pares. São vários os processos, os objetivos, os recursos, as condições gerais de trabalho, etc. Internamente, todos negociam com clientes, fornecedores, agentes financeiros, comunidade. Estas inter-relações e negociações têm, vários objetivos e as realizações são o prêmio e o reconhecimento por alcançar o sucesso.

Os políticos também usam a negociação como a maior estratégia para atingir seus objetivos. Ela é parte de todo o processo.

Portanto, não há como negar que a negociação está presente em quase todas as situações, pois faz parte da interação humana.

Podemos afirmar que através da negociação é que se adquiri o devido sucesso nas relações. Com ela, tornamo-nos capazes de ouvir melhor o outro, compreendê-lo, respeitá-lo, interpretar melhor as suas necessidades e limitações, encontrar arranjos mutuamente satisfatórios e, com isto, poder realizar a busca do bem comum para que tenhamos uma sociedade mais justa.

Negociar é uma arte. É necessário sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de análise, compreensão de relações às vezes muito complexas.

Através do acesso a conceitos e técnicas, pode-se aprender e desenvolver a arte da negociação. A negociação é uma troca de valores. Estamos sempre melhorando as nossas qualidades para nos tornarmos bons negociadores.

Roteiro de preparações para negociações salariais

Dependemos de vários aspectos para nos darmos bem na vida e em negociações profissionais, ao assumirmos um cargo elevado em uma empresa devemos nos prontificar para novos desafios, que vão de capacidade para exercer tal função como saber utilizar dos recursos e ferramentas disponibilizados para tal função.

A capacitação deveria ser o primeiro passo, mas normalmente somos pegos de surpresa, então ao vir a tão desejada promoção nos deparamos com maiores responsabilidades. E geralmente somos pegos de surpresa por troca repentina do funcionário que exercia a função, seja por uma simples demissão ou pelo mesmo ter sido destinado a outra função.

Em virtude de uma responsabilidade maior, esperamos sempre uma remuneração melhor, essa remuneração pode vir com a alteração do cargo, ou gradativamente, nessas circunstancia pode existir um desconforto momentâneo, é preciso se adequar as regras do momento, pois dependerá de nossos esforços para que sejamos reconhecidos. Na verdade não enxergamos assim, mas já tivemos um reconhecimento momentâneo, pois para substituir o funcionário que exercia a função, ganhamos o reconhecimento de ter a chance de exercê-la, isso de certa forma já é um reconhecimento. Devemos então ter um planejamento para que o próximo passo, o aumento de salario, seja feito no momento certo, pois ao assumir tal função estamos passando por um período de teste ou aprovação e isso pode variar, para alguns pode ser de um mês, para outros três meses.

Portanto devemos estudar muito e não se precipitar ao pedir tal aumento, pois uma negativa em virtude de um pedido de aumento poderá nos desmotivar, e isso poderá estragar sua carreira ou imagem na empresa.

Antes de qualquer coisa a primeira pergunta que devemos nos fazer é: Será que estamos adequados e preparados para tal situação? Na maioria das vezes ficamos desejando uma situação positiva, mas falhamos ao ter que desempenhar certos desígnios pelo qual achamos que estamos prontos e preparados, mas na verdade não é da forma como pensávamos e/ou imaginávamos.

A melhor forma de preparação pode ser nos adequarmos ao comportamento organizacional da empresa, passando assim a conhecer os pontos positivos e negativos de cada área profissional, como já foi até citado anteriormente, em olharmos o outro lado da mesa, da moeda. Saber e ver se oque será exercido nessa função está e se encaixa no que você tem como capacidade, como conhecimento, se você irá exercer uma função na qual você gosta, pois nada irá adiantar se mesmo sendo uma promoção, você saber que não gosta do que irá fazer ou se até sabe fazer oque é requisitado.

Analisado tudo isso, chegamos então a suposta situação em que você aceitou o cargo, todas as situações se encaixaram e você solicitou o tal aumento, e como resposta obteve o tão desanimador retorno do não.

Devemos então ter uma reação imediata, a reação de conhecimento produtivo e interesse pessoal com certeza será a melhor opção de recuperação após uma resposta negativa, não deixar se abalar devido um não é uma forma de mostrar que estamos prontos para qualquer situação, dentro de uma negociação.

Devemos ter argumentos para dialogar de forma amigável, ações de comportamentos positivos darão sustentação de melhoria comportamental e profissional.

Surpreender com atitudes e conhecimento trarão bons resultados para que possamos crescer diante de situações contraditórias e negativas que possam ter marcado nossa promoção. Planejamento profissional é a máxima para nos adequarmos em uma situação negativa, assim daremos a volta por cima, recuperando nossa auto estima dentro do ambiente de trabalho , de forma organizada e competente.

Reconhecer falhas e erros nos dará forças para nos mostrar competitivos e capazes de reorganizarmos situações adversas nas quais nos encontramos neste momento crucial.

Certos de que estamos preparados ao aumento salarial e ao cargo assumido, podemos nos dedicar da melhor forma, com percepção, diálogos produtivos e afinidade com a nova área, desta forma criaremos condições viáveis para se negociar.

Colocando todos esses pontos em práticas, podemos então após um tempo solicitar um novo aumento, tendo então novos fatores, novos argumentos, maiores aprendizados para poder solicitar o mesmo e ai então dificilmente não obter sucesso.

Argumentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com