TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de gestão

Tese: Conceito de gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

O presente trabalho é referente e exclusivamente orientado para abordar de forma exaustiva as diferenças entre a administração e gestão.

Administração é um termo antigo, conhecido e aplicado de longa data, mas o termo gestão, apesar de ser antiga como existência, seu uso é mais recente. Portanto, na combinação de uso dos dois termos podem surgir dúvidas sobre o papel das pessoas que os exercem.

Neste contexto sentimo-nos coagidos a pesquisar a diferença que existem entre os dois conceitos na perspectiva de permitir que as pessoas os aplique de uma forma clara e coerente.

O objetivo principal deste trabalho é de definir e distinguir os conceitos de administração.

Por se tratar de um trabalho de caráter científico, a execução e compilação do mesmo trabalho obedeceram alguns critérios científicos de elaboração de trabalhos de pesquisa como é o caso da leitura bibliográfica assim como consultas de fontes eletrônicas exclusivamente a internet.

O trabalho está estruturado da seguinte forma: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na parte conclusiva encontra-se o desfecho do trabalho a seguir a referência bibliográfica para legitimar a cientificidade dos dados apresentados no mesmo.

2. O conceito de administração

Obviamente que tanto se fala de administração e gestão. Será que encontramos diferença entre estes dois conceitos? Ou tudo refere a mesma coisa?

A palavra administração que deriva do termo ‘‘administrar’’ pode tomar diferentes conceitos, dependendo de cada pessoa e ocasião, alguns consideram como arte, como ciência, como uma organização, como uma pessoa ou como uma disciplina. (COMMONWEALTH SECRETARIAT)

Segundo o BILHIM (2000), citado pela Universidade Pedagógica, ‘‘a administração vem do latim ad (direção, tendência para) e ministre (subordinação ou obediência) e designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada, especialmente, em áreas com corpos dirigentes poderosos, como por exemplo no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos 8administração pública).’’

Para FAYOL (1999) citado pelo mesmo autor, ‘‘a administração possui as seguintes funções: planificar, dirigir, organizar, coordenar e controlar organizações e/ou tarefas, tendo como objetivo a maior produtividade e/ou lucratividade.’’

Na perspectiva da UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA (sd), ‘‘a administração é também o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivo e utilização de recursos, o que pode ser demonstrado pelo esquema abaixo.’’

3-Objetivos

RecursosDecisões

* Planificação * Organização * Direção * Coordenação * Controlo |

* Pessoas * Informação e Conhecimento * Espaço * Tempo * Dinheiro |

De acordo com AURELIO (2004), define administração como sendo ‘‘Conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar a estrutura e funcionamento de uma organização (empresa, órgão público, etc.).’’

Conforme CHIAVENATO (2003:11), afirma que ‘‘a administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivo organizacionais’’.

Na perspectiva da COMMONWEALTH SECRETARIAT (1993), entende administração como sendo ‘‘um conjunto de processos, de direção, planificação, organização, supervisão e avaliação, incluindo aspectos tais como a tomada de decisões, a resolução de problemas e programação de atividades.’’

Na óptica do pesquisador, confrontando os autores em relação à visão do conceito de administração, concorda com a Commonwealth Secretariat que define como sendo um conjunto de processos, de direção, planificação, organização, supervisão e avaliação, incluindo aspectos tais como a tomada de decisões, a resolução de problemas e programação de atividade. O autor ainda acrescenta afirmando que estes processos incluem a gestão de recursos humanos, materiais, financeiros e do tempo.

3. O conceito de gestão

A palavra gestão que deriva do termo ‘‘gerir’’ ato de controlar, dirigir, administrar, liderar e organizar. Isto é a persecução dos interesses da empresa/instituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com