TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e função do curso

Projeto de pesquisa: Conceito e função do curso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.267 Palavras (22 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 07

1 DESENVOLVIMENTO 09

1.1 Contabilidade 09

1.1.1 Conceito e Funções da Contabilidade 09

1.2 Administração Financeira 14

1.2.1. Capital de Giro 15

1.2.2 Contas a Pagar 16

1.2.3 Contas a Receber 17

1.2.4 Fluxo de Caixa 18

1.2.4.1 Definição de Fluxo de Caixa 18

1.2.4.2 Contribuição do Fluxo de Caixa 19

1.2.5 Orçamento de Caixa 19

1.2.5.1 Contribuição do Orçamento 20

1.2.6 Investimento 21

1.2.7 Financiamento 22

1.2.8 Planejamento Financeiro 23

1.3 Estatística Aplicada 26

CONCLUSÃO 30

REFERÊNCIAS 31

INTRODUÇÃO

Administrar um empreendimento perante o acirrado e competitivo mercado em que estamos inseridos representa um grande desafio, e aos gestores que decidiram encarar esse desafio resta a consciência quanto a responsabilidade, trabalhando inúmeras variáveis para garantir a sua permanência no mercado.

Em se tratando de administração, não basta apenas boa vontade, sendo de crucial importância o entendimento, compreensão e conhecimento das áreas envolvidas e funções executadas.

O presente projeto aborda justamente essa visão organizacional, buscando através de embasamento teórico conhecimentos acerca da contabilidade e dos relatórios por esta área desenvolvidos, da área de finanças, conduzindo através da administração financeira e suas decisões o crescimento da empresa, ou ainda da estatística trabalhando e compilando dados que ofereçam informações confiáveis, tão necessárias no processo de tomada de decisão.

A empresa estudada para o desenvolvimento deste trabalho foi a Condor S/A, empresa que tem como missão, “oferecer soluções para higiene, beleza, limpeza e pintura que excedam as expectativas dos consumidores e clientes”, nasceu pensando em facilitar e tornar as tarefas diárias mais agradáveis e eficientes, em 1929. São 83 anos de história na cidade de São Bento do Sul - SC, sempre focados no seu objetivo inicial: a satisfação do consumidor.

Atualmente com mais de 1.500 funcionários, a Condor preza pela qualidade de vida de seus colaboradores que, por sua vez, empenham-se a cada dia para melhorar a vida de milhões de pessoas.

Todo esse sucesso deve-se não somente à qualidade de seus produtos, mas também ao investimento em treinamento dos colaboradores, ao trabalho social e aos diversos canais de comunicação que a empresa oferece. Essa qualidade pode ser conferida em cinco segmentos de atuação:

 Higiene Bucal

 Beleza

 Limpeza

 Pintura Artística

 Pintura Imobiliária

A qualidade é o quesito mais importante para os produtos Condor. Em todas as etapas do processo de fabricação, eles são produzidos com alta tecnologia e um rigoroso sistema de avaliação. Mas não é só na produção que ela é valorizada, estende-se também ao atendimento cordial para com os clientes e o respeito pelas pessoas.

Na Condor, essas ações são sustentadas pelo Sistema de Qualidade Total Condor (S.Q.T.C.), que preza pela melhoria contínua da excelência, baseando-se na norma ISO 9001: 2000 e na filosofia dos 14 pontos do Dr. Deming.

Hoje, em paralelo ao S.Q.T.C., existem alguns programas de apoio à melhoria contínua. Como os que seguem:

Grupo de Melhorias Condor (GMC) – tem como objetivo principal incentivar a busca e a implantação de melhorias, para gerar resultados positivos em todos os processos da empresa. Por meio do trabalho em equipe, é possível fortalecer o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores, desenvolvendo a criatividade, liderança, organização, análise e a resolução de problemas.

Ideias em Ação – o programa foi criado especificamente para colaboradores que não participam efetivamente dos grupos de melhoria. O seu principal objetivo é promover a parceria, troca e implantação de ideias e sugestões para contribuir com a segurança, redução de custos, qualidade e produtividade dos profissionais e da empresa, juntamente com os grupos de melhoria.

5S em Ação – para promover um ambiente de trabalho mais seguro e agradável foi criado esse programa, que tem como objetivo ser modelo de eficiência e organização, por meio da participação do compromisso individual e coletivo dos colaboradores da Condor.

No decorrer do trabalho, será possível conhecer ainda mais a empresa ora apresentada, sendo esta abordada quanto à sua administração estratégica, conforme já mencionado.

1 DESENVOLVIMENTO

O presente capítulo busca-se tomar conhecimento e apresentar o modelo de gestão adotada na Condor S.A (empresa acima apresentada), alinhando a prática com o estudo voltado à contabilidade, administração financeira e estatística aplicada, conforme poderá ser acompanhado nos tópicos que seguem.

1.1 Contabilidade

Visando proporcionar um melhor entendimento a respeito de toda a abrangência do tema a ser desenvolvido no decorrer do projeto, cabe ressaltar inicialmente o centro de todas as informações a nível empresarial, a contabilidade.

Segundo Chiavenato (2005) a área contábil está tão ligada à área financeira que muitas pessoas chegam a considerar uma só, porém, nos tópicos que se seguem, será possível visualizar a intimidade existente entre as áreas, porém, cada qual com sua função e devida importância.

1.1.1 Conceito e Funções da Contabilidade

Inicialmente pode-se considerar a Área Contábil como um fundamental aliado, um insumo básico, estando na estrutura organizacional subordinada à Área Financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com