TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Básicos da Negociação

Artigo: Conceitos Básicos da Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Artigo  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos Básicos da Negociação

Na visão de LUCENA,João Paulo de Oliveira (2009) há dez habilidades necessárias para ser um bom negociador, sendo elas: ser um bom ouvinte, desenvolver um espírito negocial, planejar, mirar alto, ser paciente, visar à satisfação, ter cuidado com a primeira oferta, ser ético, troque de concessões e ser empático. Segundo ele, há também quatro elementos fundamentais para ser um bom negociador, sendo: legitimidade, informação, tempo e poder.

O planejamento é um fator primordial pois faz com o negociador se antecipe aos fatores que vão influenciar em uma discussão onde poderá haver inúmeros fatores influenciáveis.

A informação auxilia no conhecimento do indivíduo com quem irá negociar.

O Tempo pode ser um dos fatores influentes, pois quem gerencia o fator facilitará o andamento da negociação.

Poder é uma das influências fundamentais na negociação, pois para as outras você não será somente um individuo qualquer e sim a empresa, por isso transparecer uma imagem de uma pessoa centrada e capacitada mostra que você sabe o que esta fazendo transmite uma confiança maior com quem ira negociar e deixa sempre bem claro seus objetivos e necessidades.

Legitimidade: um bom negociador tende a ser mantendo sempre os pés no chão, não prometer prazos e custos que não possa cumprir seja realista, pois isso étrabalhar com ética. Trabalhe sempre com o que é possível dentro das suas condições e das condições da empresa, pois tornará uma consolidação mútua de ambas as partes.

Bibliografia: João Paulo de Oliveira Lucena.

Fonte. http://www.administradores.com.br/informa-se/artigos/negociação

Com base no livro de MARTINELLI, Dante Pinheiro, Técnicas de Negociação ( 2009 ) PLT Ed. Especial São Paulo – SP, pode-se observar que Sparks (1992) e Sozicki (1998) relatam que a negociação tem de atender as necessidades do negociador e do seu oponente, havendo um comum acordo e atendendo as expectativas de ambos, deixando-os felizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com