TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso De Ensino De Marketing Social: Uma Parceria Entre A Administração Pública E Uma Empresa De Comunicação

Dissertações: Caso De Ensino De Marketing Social: Uma Parceria Entre A Administração Pública E Uma Empresa De Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.991 Palavras (12 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

Importantes mudanças podem ser observadas no cenário econômico do Brasil no que diz respeito ao mercado de trabalho. Dentre essas mudanças, destaca-se a participação feminina cada vez mais ativa e essencial. Apesar de ainda enfrentarem muitas dificuldades para sua inserção, permanência e ascensão no mercado trabalhista, as mulheres têm conquistado seu espaço de forma competente. A entrada das mulheres na força de trabalho constitui uma conquista, concretizada ao longo dos anos, fruto de intensas lutas e conscientização.

No entanto, muitos entraves ainda se colocam na atualidade para a entrada e permanência da mão de obra feminina. Nesse sentido, o assédio tanto moral quanto sexual tem se mostrado como obstáculo à concretização desse objetivo tão almejado pela classe feminina. Outros problemas também têm contribuído para tal, como o preconceito de gênero, a discrepância de salários, porém o assédio ainda destaca-se de forma imponente.

Há diversos motivos que levam a tal situação, muitos deles baseados, ainda, em conceitos machistas que, infelizmente, permeiam pela nossa sociedade, concebendo a figura feminina como frágil ou até mesmo incapaz de ocupar e permanecer em determinados cargos, como, por exemplo, os postos ou cargos públicos e políticos.

Nesse sentido, o presente estudo de caso propõe uma discussão sobre o tema assédio, sofrido por uma mulher negra que assume, provisoriamente, o cargo de chefia de uma repartição pública, tratando das relações raciais e de gênero existentes no ambiente de trabalho, fazendo alusão à diversidade cultural e profissional cada vez mais presentes no mercado de trabalho de modo geral.

2. DESENVOLVIMENTO

No estudo de caso são apresentados os seguintes personagens: Fernando, chefe titular da área de Orçamentos, Finanças e Controladoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas, mostra-se comprometido com seu trabalho, demonstra ser uma pessoa íntegra, tem confiança no que faz. Carla é servidora Pública, com o curso de graduação e Especialização em perícia judicial de cálculo Trabalhista. Ela é mulata, é considerada uma pessoa de confiança de Fernando, capacitada e a mais antiga funcionária da repartição. Ricardo, o Promoter da Área de Orçamentos, informalmente eleito para organizar os eventos sociais internos e externos do setor que atua, mostra-se um homem brincalhão que gosta de contar piadas e apelidar colegas e possui um bom entrosamento com todos, sendo o mais recente membro da equipe.

Fernando, através de uma bateria de exames, descobre que está com um problema grave de saúde e se vê obrigado a afastar, temporariamente, de seu trabalho. Escolhe Carla para substituí-lo, ocupando o cargo de chefe titular por tempo determinado. É a mais antiga servidora da repartição e possui graduação que a qualifica e confere competência para assumir, mesmo que temporariamente, o cargo de chefia. Fernando mostra-se um chefe democrático e bem quisto pela equipe que lidera e Carla procura fazer o mesmo.

Durante o período em que Carla está como chefe do setor, Ricardo começa a assediá-la, ou seja, a cortejá-la, com mimos e elogios. A princípio mostra-se generoso e com empenho em ajudá-la no trabalho da repartição. Mas com o tempo, o que era gentileza torna-se assédio, uma vez que começa a causar constrangimentos à Carla, criando uma situação incômoda, principalmente para ela.

Não obtendo retorno com suas investidas, Ricardo começa a difamar Carla pelos corredores da repartição e para seus colegas, colocando sua competência e profissionalismo a dúvida. Com isso, Carla começa a se desestabilizar tanto emocional quanto profissionalmente.

2.1 Estilos de Liderança

Sabe-se que uma organização deve ter colaboradores motivados e comprometidos dispostos a contribuir com os objetivos da empresa, a fim de satisfazer o mercado cada vez mais exigente. Nesse sentido a liderança, ou seja, o líder tem papel importante uma vez que é ele quem coordena todas as ações de seus cooperadores, devendo saber lidar com as diferenças e dificuldades surgidas no dia a dia do trabalho. Assim, os líderes são de extrema importância para o desempenho e o crescimento da organização, dirigindo equipes para servirem ao bem comum. Carlzon (2005, p.43) descreve que:

Um líder não é escolhido porque sabe tudo e pode tomar qualquer decisão. É escolhido para reunir o conhecimento disponível e então criar os pré-requisitos para a realização do trabalho. Elabora os sistemas que lhe permitem delegar responsabilidade para as operações do dia-a-dia.

Existem muitos estilos de liderança, dentre eles destacam-se: liderança autocrática, liderança democrática e liderança liberal. De acordo com De acordo com a Teoria Comportamental, Bonome (2008, p.60) conceitua liderança autocrática como:

"Supervisão cerrada com a chefia determinando o que deve fazer, escolhendo os membros, elogiando ou criticando, não se envolvendo pessoalmente com os indivíduos. Os indivíduos mostraram-se frustrados, tensos e consequentemente agressivos."

Já Maximiano (2000, p. 344) diz que no comportamento autocrático:

"Quanto mais concentrada a autoridade no líder, mais autocrático seu comportamento ou estilo. Muitas formas do comportamento autocrático abrangem prerrogativas da gerência, como as decisões que independem de participação ou aceitação. Infelizmente, o estilo autocrático pode degenerar e tornar-se patológico, transformando-se no autoritarismo.

Por meio desses conceitos entende-se que o líder autocrático é centralizador, define os objetivos de seus subordinados, além de escolher o método de trabalho, não deixando que os liderados participem das decisões tomadas.

Com relação à liderança democrática, Bonome (2008, p.60) diz que:

"O líder portou-se de modo impessoal – orientação e decisão em grupo, tarefas previamente decididas e bem comunicadas em que o grupo escolhia e dividia o trabalho por si mesmo. O líder elogiava o grupo e não o indivíduo. Facilidade de comunicação, franqueza, amizade e responsabilidade predominavam."

Enquanto que Maximiano (2000, p.344) afirma sobre o comportamento democrático que:

"Quanto mais as decisões forem influenciadas pelos integrantes do grupo, mais democrático é o comportamento do líder. Os comportamentos democráticos envolvem alguma espécie de influência ou participação dos liderados no processo de decisão ou de uso da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com