TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos, abordagem clássica e abordagem humanista

Tese: Conceitos básicos, abordagem clássica e abordagem humanista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Tese  •  4.390 Palavras (18 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 18

WEB AULA 1

Unidade 3 – Conceitos Básicos, Abordagem Clássica e Abordagem Humanística

Olá a todos!

Sejam bem-vindos!

Antes de iniciarmos nossos trabalhos, você terá uma visão geral da unidade II.

Esta unidade, visa sensibilizar o futuro profissional para a importância da Administração de Recursos Humanos diante do atual cenário de mudanças constantes e velozes.

Orientações:

Caro Aluno,

OLÁ!

Esta é a nossa primeira web aula da terceira unidade. Por esse motivo, vamos usá-la para aprofundar o conhecimento sobre importância da administração, fundamentos, princípios e história.

ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E IMPORTÂNCIA

"Administrar é, portanto, um processo pelo qual o administrador cria, dirige, mantém, opera e controla uma administração." KWASNICKA (pág. 17, 1995)

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO

Segundo Kwasnicka (1995, p.17), a tarefa de administrar, é um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária que não se encontra restrito às fábricas, hospitais, lojas e escolas. É importante em qualquer atividade formalmente estruturada que envolva recursos humanos e materiais, tecnologia, restrição ambiental, entre outros. Trata-se de um processo consistente de tomada de decisões, envolvendo recursos e objetivos com o intuito de assegurar a eficiência e eficácia, na obtenção de resultados específicos. Portanto, administrar é um processo realizado em uma organização, um departamento, um setor ou área, independente da sua ordem de grandeza.

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Os princípios estabelecidos para a administração no início do século XX previam uma administração rígida, onde o chefe ou o proprietário, no caso da pequena empresa, eram os donos absolutos das decisões; a autoridade vinha de cima para baixo e as suas atividades principais eram mandar fazer as tarefas e controlá-las com muito rigor. O objetivo principal era produzir mais e com mais eficiência, para que o lucro fosse maior.

Não havia qualquer tipo de comunicação entre as pessoas do setor administrativo da empresa ou pessoas próprias para executar tal tarefa (administração); não havia confiança para delegar ou tomar decisões, apenas os donos das empresas executavam as ideias que achavam certas.

HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA

Onde se inicia a história da administração é puramente uma questão de escolha. Nós podemos, por exemplo, começar pela Antiguidade, Idade Média ou Renascimento; outros preferem iniciar pela Revolução Industrial.

A Antiguidade caracteriza-se por ter sido uma época particularmente profícua para as ciências. Seus pensadores e filósofos criaram e desenvolveram muitas áreas do conhecimento humano com tal profundidade que até hoje se fazem sentir os efeitos dos seus trabalhos.

No que se refere à administração, nunca foram encontradas obras que comprovem seu desenvolvimento na Antiguidade, entretanto, a construção de uma pirâmide, a estrutura da uma cidade como Atenas e a administração de um império tão vasto, como o Império Romano, certamente revelam conhecimentos de administração. É difícil compreender, à primeira vista, por que a administração não recebeu igual tratamento na época; porém, a realidade social contemporânea torna mais fácil a compreensão deste fenômeno. Predominava, nessa época, um forte preconceito em relação ao trabalho, a tal ponto que era considerado uma atividade desprezível.

Uma das principais razões para esse preconceito foi a escravidão, que na época era legalizada, oferecendo solução fácil aos problemas práticos e, ao mesmo tempo, criando uma inevitável correlação entre trabalho e escravo.

Outra razão, também importante, foi a orientação de povos primitivos para a guerra, na sobressai a importância do soldado e, consequentemente, a inferioridade social daqueles que trabalham e que, portanto, não podem dedicar-se às guerras.

Os antigos acreditavam que havia dois campos antagônicos de atuação: o intectual, cabível aos cidadãos, e o material, cabível aos escravos. A aplicação das ciências em problemas práticos era condenada.

ENFOQUES TEÓRICOS

PRINCÍPIOS DE TAYLOR:

Frederick Winslow Taylor entrou em contato com os problemas de administração em 1884. Ele reconheceu que eram os trabalhadores que moviam as fábricas.

A primeira apresentação sistemática de Taylor foi formulada após ele verificar que no sistema de pagamento, por dia de trabalho, os homens diminuíam a produção, prolongando assim os dias de trabalho, evitando desta forma os possíveis cortes de funcionários. Taylor intitulou este trabalho "A piece-rate system", usando dois métodos no tratamento desta questão:

1. O estudo do tempo base para obter o tempo-padrão, concebendo um método para a fixação prévia e precisa de um padrão de desempenho que permitia a extensão do sistema para o trabalho não repetitivo.

2. Projetou um esquema de pagamento por peça, diminuindo os ganhos daqueles que não atingissem os padrões, salários substancialmente altos aos bons trabalhadores, assegurando-lhes que, se mantivessem o ritmo de trabalho especificado, seus salários nunca seriam cortados.

Taylor viu, assim, que uma das formas de atingir seus objetivos era introduzir métodos de trabalho eficientes que incluíam:

• padronização de ferramentas e equipamentos;

• rotina de programação;

• cartões de instrução;

• estudos de movimentos;

• seleção de trabalhadores mais adequados;

• garantia de amplo material para os trabalhadores;

• introdução de símbolos como índices.

A alteração mais evidente na organização foi a introdução de um departamento de planejamento que Taylor definiu como centro cerebral da empresa.

As descobertas de Taylor representam uma evolução que continuou sendo aperfeiçoada, mesmo depois de sua morte, por Henry Laurence Gantt, que se preocupou com o aspecto psicológico e humanístico, insistindo na importância do elemento humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com