TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Humanista

Monografias: Abordagem Humanista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  1.509 Visualizações

Página 1 de 5

ABORDAGEM HUMANISTA Representada pelo escocês Alexander Neill e pelo norte-americano Carl Rogers. Profª. Drª. Andréa Forgiarini Cechin Universidade Federal de Santa Maria afcechin@gmail.com

CARACTERÍSTICAS GERAIS Neill: propõe que a criança se desenvolva em intervenções, e sua obra consiste mais em um relato de experiências e exposições de idéias sobre homem, educação e vida, do que uma proposta sistematizada. Com ênfase papel do sujeito como elaborador do conhecimento humano.

CARACTERÍSTICAS GERAIS Rogers: Sua proposta é identificada como representativa da psicologia humanista. O ensino é centrado no aluno. Essa abordagem dá ênfase a relações interpessoais e ao crescimento destas. Centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo em seus processos de construção e organização pessoal da realidade e sua capacidade de atuar como pessoa integrada.

HOMEM O homem é visto como uma totalidade, um organismo em processo de integração, uma pessoa na qual os sentimentos e as experiências exerçam um papel muito importante, como fator de crescimento. Enquanto na educação tradicional, o professor deve se manter o mais distante possível do aluno, e não deve se envolver emocionalmente, na educação humanística só há aprendizado quando há envolvimento emocional.

MUNDO Para Rogers, o mundo é algo produzido pelo homem, partindo de sua percepção, recebendo os estímulos e atribuindo-lhes significados. Há em cada indivíduo uma construção autônoma e interna que lhe permite significar e optar. A visão do mundo e da realidade é desenvolvida a medida em que o homem experiência o mundo e os elementos experenciados vão adquirindo significados para o indivíduo.

SOCIEDADE-CULTURA Esta proposta se orienta para a sociedade aberta, na qual uma das características seria a de os indivíduos assumissem a responsabilidade das decisões pessoais. O objetivo de Neill era de favorecer a educação da criança para que tornassem seres humanos felizes, onde seus valores não fossem baseados na propriedade, no consumo, mas sim no ser, desenvolvendo assim o senso de autenticidade na criança.

CONHECIMENTO É construído a partir da experiência pessoal e subjetiva no decorrer do processo vir a ser da pessoa humana. É atribuído ao sujeito papel central e primordial na elaboração e criação do conhecimento. O humano tem curiosidade natural para o conhecimento.

EDUCAÇÃO Educação assume significado amplo. Trata-se da educação do homem e não apenas da pessoa em situação escolar. Ensino centrado no aluno. Tudo que estiver a serviço do crescimento pessoal, interpessoal ou intergrupal é EDUCAÇÃO. O objetivo da educação é uma aprendizagem que abranja conceitos e experiências, tendo como pressupostos um processo de aprendizagem pessoal. Nesses processos, os motivos de aprender deverão ser os do próprio aluno.

ESCOLA Que respeite a criança, oferecendo condições para que ela possa desenvolver-se em seu processo de vir a ser. A solução apresentada por Rogers para instituição escolar é: “...trabalhar dentro destes limites, estabelecendo um clima de aprendizagem, de compromisso, até que seja possível uma inteira liberdade para aprender.”

ENSINO-APRENDIZAGEM Método não-diretivo, ou seja, um conjunto de técnicas que implementa a atitude básica de confiança e respeito pelo aluno. A aprendizagem é: Auto-iniciada Penetrante Avaliada pelo educando Lócus da avaliação reside no educando

METODOLOGIA Rogers propõe situações que: propiciem ao aluno a curiosidade, a escolha de seus próprios interesses, escolhas responsáveis, formação do programa, autodisciplina e crítica, e adaptação a futuras situações problemáticas.

AVALIAÇÃO Tanto para Rogers como para Neill, não deverá haver qualquer padronização dos produtos de aprendizagem e competências do professor. Segundo Neill: prêmios, notas e exames desviam o desenvolvimento adequado da personalidade. Rogers, defende a auto-avaliação: só o indivíduo pode conhecer realmente a sua experiência – só pode ser julgada a partir de critérios internos.

PROFESSOR-ALUNO Professor – personalidade única. Competências e conhecimentos se desenvolverão em relação às concepções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com