TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Das Disciplina Abordagem Tradicional , Comportamental, Humanista, Psicanalítica,inteligencias Multiplas

Por:   •  21/5/2014  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  8.261 Visualizações

Página 1 de 6

Modelos Pedagógicos, Epistemológicos e Psicológicos em Educação.

Epistemologia é o ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença é ao conhecimento, já a pedagogia e a ciência cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a critica do processo educativo. Existem formas de representar a relação ensino aprendizado

A pedagogia diretiva que esta ligada a corrente epistemológica do empirismo a pedagogia não diretiva que esta ligada a corrente apriorismo e a pedagogia relacional que esta ligada a corrente construtivismo que são

A pedagogia diretiva e seu pressuposto epistemológico que é o empirismo tem a pressão do meio social sobre o sujeito que determina nela, mecanicamente as estruturas do conhecer, o professor é a autoridade máxima na sala de aula, e dele a palavra é o aluno acabam se tornando um objeto do professor.

A pedagogia não diretiva tem como seu pressuposto epistemológico o apriorismo em que a bagagem hereditária já traz em si programada os instrumentos do conhecimento esperando apenas a sua maturação, o professor não diretivo acredita que o aluno aprende por si mesmo, o professor se torna um auxiliador da aprendizagem despertando o conhecimento que já existe no aluno.

A pedagogia relacional tem como pressuposto epistemológico o construtivismo que no desequilíbrio o sujeito refaz seus instrumentos de assimilação em função da novidade. Esse refazer do sujeito sobre si mesmo é acomodação então o sujeito construí seu conhecimento, o professor e aluno interagem para a construção do conhecimento.

Abordagem tradicional

É um método educacional onde visa à reprodução dos modelos determinados pela sociedade, e transmitidos pelos professores através de um sistema onde se considera que o distanciamento entre o professor e seus alunos é necessário para evidenciar que o aluno era subordinado ao professor dentro da sala de aula.

Segundo Georges Snyders este ensino tradicional é o verdadeiro, onde o aluno é conduzido a ter acesso à literatura, a artes e com isso demonstre o seu raciocínio de forma mais segura, está centralizado no professor, considerado o detentor do saber, enquanto que aluno é um mero ouvinte, aquele que escuta as informações transmitidas a ele.

A educação é caracterizada pela instrução e transmissão do conhecimento, restrita à escola e ao professor, em tarefas de aprendizagem quase sempre padronizadas. Um processo educacional é individualista não permitindo trabalhos coletivos, pois a ênfase esta na individualização, a preocupação esta na quantidade armazenada, não valorizando o pensamento reflexivo do aluno suas consequências são a formação de alunos com reação estereotipadas e automatizadas que somente aplicam o que aprenderam em modelos idênticos ao aprendido.

• Abordagem humanista

Esta abordagem dar ênfase a relação interpessoal e ao crescimento que delas resultam relacionados ao desenvolvimento da personalidade do individuo em seu processo de construção e organização pessoal da realidade de atuar como pessoa integrada. Os teóricos que representavam esta abordagem são Alexander Neill e Carl Rogers.

Nessa perspectiva o professor não transmite conteúdo, não ensina nos moldes.

Tradicionais, apenas cria condições para que os alunos aprendam, especialmente através das próprias experiências, os representantes da abordagem Rogers e Neill enfatiza o papel do aluno, como principal colaborador do conhecimento humano. A educação esta pautada em um ensino não diretivo do professor que ira possibilitar uma aprendizagem significativa do aluno. O professor precisa ter um self adequado, desenvolver formas fidedignas de percepção de si mesmo e dos outros e habilidade de ensinar conteúdos, quando isso for necessário.

É sua função ser facilitador da aprendizagem do aluno, e para isso é preciso desenvolver três qualidades especiais que são a Congruência que é autenticidade, honestidade com o aluno; Empatia que é a habilidade para sentir na perspectiva do aluno e Respeito que é aceitação e consideração positiva incondicional do aluno.

• Abordagem de inteligência emocional

Daniel Goleman apresenta o conceito de inteligência emocional como o maior responsável pelo sucesso e insucesso do ser humano, o autor define a inteligência emocional como uma habilidade mental distinta e que rege sobre tudo as interações humanas, que envolve autoconsciência, saber lidar com as emoções, empatia, capacidade de se relacionar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com