TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Das Disciplina Abordagem Tradicional , Comportamental, Humanista, Psicanalítica,inteligencias Multiplas

Casos: Resumo Das Disciplina Abordagem Tradicional , Comportamental, Humanista, Psicanalítica,inteligencias Multiplas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  10.479 Visualizações

Página 1 de 6

Modelos Pedagógicos, Epistemológicos e Psicológicos em Educação.

Epistemologia é o ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença é ao conhecimento, já a pedagogia e a ciência cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a critica do processo educativo. Existem formas de representar a relação ensino aprendizado

A pedagogia diretiva que esta ligada a corrente epistemológica do empirismo a pedagogia não diretiva que esta ligada a corrente apriorismo e a pedagogia relacional que esta ligada a corrente construtivismo que são

A pedagogia diretiva e seu pressuposto epistemológico que é o empirismo tem a pressão do meio social sobre o sujeito que determina nela, mecanicamente as estruturas do conhecer, o professor é a autoridade máxima na sala de aula, e dele a palavra é o aluno acabam se tornando um objeto do professor.

A pedagogia não diretiva tem como seu pressuposto epistemológico o apriorismo em que a bagagem hereditária já traz em si programada os instrumentos do conhecimento esperando apenas a sua maturação, o professor não diretivo acredita que o aluno aprende por si mesmo, o professor se torna um auxiliador da aprendizagem despertando o conhecimento que já existe no aluno.

A pedagogia relacional tem como pressuposto epistemológico o construtivismo que no desequilíbrio o sujeito refaz seus instrumentos de assimilação em função da novidade. Esse refazer do sujeito sobre si mesmo é acomodação então o sujeito construí seu conhecimento, o professor e aluno interagem para a construção do conhecimento.

Abordagem tradicional

É um método educacional onde visa à reprodução dos modelos determinados pela sociedade, e transmitidos pelos professores através de um sistema onde se considera que o distanciamento entre o professor e seus alunos é necessário para evidenciar que o aluno era subordinado ao professor dentro da sala de aula.

Segundo Georges Snyders este ensino tradicional é o verdadeiro, onde o aluno é conduzido a ter acesso à literatura, a artes e com isso demonstre o seu raciocínio de forma mais segura, está centralizado no professor, considerado o detentor do saber, enquanto que aluno é um mero ouvinte, aquele que escuta as informações transmitidas a ele.

A educação é caracterizada pela instrução e transmissão do conhecimento, restrita à escola e ao professor, em tarefas de aprendizagem quase sempre padronizadas. Um processo educacional é individualista não permitindo trabalhos coletivos, pois a ênfase esta na individualização, a preocupação esta na quantidade armazenada, não valorizando o pensamento reflexivo do aluno suas consequências são a formação de alunos com reação estereotipadas e automatizadas que somente aplicam o que aprenderam em modelos idênticos ao aprendido.

• Abordagem humanista

Esta abordagem dar ênfase a relação interpessoal e ao crescimento que delas resultam relacionados ao desenvolvimento da personalidade do individuo em seu processo de construção e organização pessoal da realidade de atuar como pessoa integrada. Os teóricos que representavam esta abordagem são Alexander Neill e Carl Rogers.

Nessa perspectiva o professor não transmite conteúdo, não ensina nos moldes.

Tradicionais, apenas cria condições para que os alunos aprendam, especialmente através das próprias experiências, os representantes da abordagem Rogers e Neill enfatiza o papel do aluno, como principal colaborador do conhecimento humano. A educação esta pautada em um ensino não diretivo do professor que ira possibilitar uma aprendizagem significativa do aluno. O professor precisa ter um self adequado, desenvolver formas fidedignas de percepção de si mesmo e dos outros e habilidade de ensinar conteúdos, quando isso for necessário.

É sua função ser facilitador da aprendizagem do aluno, e para isso é preciso desenvolver três qualidades especiais que são a Congruência que é autenticidade, honestidade com o aluno; Empatia que é a habilidade para sentir na perspectiva do aluno e Respeito que é aceitação e consideração positiva incondicional do aluno.

• Abordagem de inteligência emocional

Daniel Goleman apresenta o conceito de inteligência emocional como o maior responsável pelo sucesso e insucesso do ser humano, o autor define a inteligência emocional como uma habilidade mental distinta e que rege sobre tudo as interações humanas, que envolve autoconsciência, saber lidar com as emoções, empatia, capacidade de se relacionar.

Goleman interpreta o termo “inteligência emocional” como as capacidades de motivar-se persistir frente às decepções: controlar os impulsos regulares o humor e evitar que os transtornos diminuam a capacidade de raciocínio.

Este conceito pode ser usado tanto no ambiente profissional quanto no cotidiano, nas relações pessoas, na escola. Goleman diz que utilizar bem a inteligência emocional é ter habilidade para o trabalho em equipe estabelecendo redes sociais e construindo relacionamentos, mesmo entre pessoas de características temperamentais diferentes. Isso implica o exercício constante do diálogo e da autoanálise e a humildade em reconhecer os próprios limites, não hesitando em dividir os problemas

Segundo o autor, o centro nervoso de nossa inteligência emocional e a amídala, localizada na base do cerro, onde e provoca da todas as reações de sobrevivência que foram armazenadas durante anos.

Abordagem comportamental

De acordo com Skinner o comportamento do ser humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com