TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Humanista

Pesquisas Acadêmicas: Abordagem Humanista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem Humanista

A teoria humanista,que tem como principal colaborador o estudioso Carl Rogers,é focada no indivíduo.Essa teoria surgiu na década de 50 e ganhou força nos anos 60 e 70,como reação às ideias de análise apenas do comportamento,defendida pelo Behaviorismo.

O humanismo não aceita a ideia do ser humano como uma máquina ou animal,sujeitos aos processos de condicionamento.Tal teoria busca conhecer o ser humano,tentando humanizaar seu aparelho psíquico,contradizendo assim,a visão do homem como u ser condicionado pelo mundo externo.

A maior contribuição dessa nova linha psicológica é a experiência consciente,a crença na integralidade entre a natureza e a conduta do ser humano,no livre arbítrio,espontaneidade e criatividade do indivíduo.

De acordo com o humanismo,a realidade é algo provisório,sujeito à temporalidade,não é algo estático,permitindo ao indivíduo a perspectiva de sua totalidade,desmitificando a ideia de uma realidade pura,confrontando-a com outras realidades.

A visão humanista de Rogers surgiu através do tratamento de pessoas emocionalmente perturbadas.Ele trabalhou com um conceito que intitulou de tendência atualizante,que é a tendência inata de cada pessoa atualizar suas capacidades e potenciais.Defendeu,também,a ideia de autoconceito como um padrão organizado e consciente das características de cada um desde a infância que,à medida que novas experiências surgem,esses conceitos podem ser substituídos ou reforçados Para ele,a capacidade do indivíduo de modificar consciente e racionalmente seus pensamentos e comportamentos fornece a base para a formação de sua personalidade.

Para Rogers, os indivíduos bem ajustados psicologicamente têm autoconceitos realistas e a angústia psicológica é proveniente da desarmonia entre o autoconceito real e o ideal para si.Ele acreditava que o sujeito deveria dar a direção e o conteúdo do tratamento psicológico,por ter ele suficientes recursos de auto entendimento para mudar seus conceitos. A terapia centrada na pessoa e não em teorias, nasceu dessa ideia.

As críticas a essa abordagem centrada na pessoa está no fato de que indivíduos com distúrbios mais graves não teriam suporte emocional suficiente para um autoconhecimento e modificação de conceitos.Porém,mesmo com essa deficiência,a abordagem centrada na pessoa possui muitos adeptos, por valorizar as pessoas,adaptando as teorias a elas e não elas a teoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com