TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Endomarketing

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos de Endomarketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução:

O endomaketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.

As empresas que utilizam o Endomarketing têm o intuito de, antes de vender seus produtos a terceiros, é necessário que os seus colaboradores os comprem primeiro, para assim persuadir o consumidor final. Formando uma aliança entre empresa, consumidor, produto e colaborador. Construindo e mantendo um relacionamento com seu público interno (colaboradores, fornecedores, acionistas e vendedores), os tornando aliados da Instituição.

Tem grande influencia a opinião do público interno, dos funcionários de uma grande empresa nas perspectivas do público externo, do consumidor em geral.

Partindo desse principio, as empresas cada vez mais tem investido no endomarketing. A explicação para esse termo é simples: é o nome dado ao conjunto de programas de marketing para o público interno da empresa, com o objetivo de manter um relacionamento com o público interno da empresa, visando assim melhorar a qualidade dos produtos e serviços, despertando a produtividade pessoal.

1- Conceitos de Endomarketing:

Endo – vem do grego, e quer dizer movimento para dentro;

Marketing – é um processo de interligação com o mercado.

O endomarketing é responsável por regular a relação entre as pessoas e das pessoas com a empresa, ele deve promover a gestão da organização com foco nas pessoas, buscando criar um melhor ambiente de trabalho, o investimento no profissional faz com que a imagem da empresa no mercado melhore cada vez mais.

E uma das mais novas áreas da administração, adapta estratégias elementos

do marketing tradicional, tornando-se uma ponte externa para as empresas e para uso interno das corporações. Ligando também RH com as Técnicas do Marketing, gerando a comunicação interna das empresas.

É uma ferramenta essencial para a conquista da competitividade entre as empresas.

Ele existe dentro de grandes companhias para atrair e reter seu primeiro cliente: o cliente interno, tentando com essa estratégia obter significativos resultados para as empresas, e por consequência atraindo e retendo clientes externos também.

Afinal, funcionários insatisfeitos com as condições de trabalho e com os próprios produtos lançados, irão fazer uma contrapropaganda cada vez que multiplicam fora da empresa a sensação de descontentamento que os dominam. E, caso estejam satisfeitos com a empresa, poderão "vendê-la" para o cliente externo.

Essa atitude estratégica visa dar aos funcionários uma noção da importância de um serviço orientado para atender aos clientes, fazendo-os ter a capacidade de responder qualquer dúvida que surja dentro da companhia, e isso inclui envolvimento, comprometimento, valorização e, principalmente, qualificação do funcionário, visando assumir responsabilidades e iniciativas, conhecendo todas as rotinas de serviço da empresa onde atuam. Afinal, uma informação errada dada ao cliente externo ou uma imagem negativa pode comprometer todo o desenvolvimento de um projeto.

O funcionário deve saber a importância do lugar onde trabalha e da sua própria importância, pois só assim ele poderá ter um bom ambiente de trabalho e boa equipe.

Pode-se imaginar o quanto o endomarketing é importante para o crescimento dos negócios nesse cenário. E o quanto representará para as empresas que souberem estruturar seus planos de abordagem aos empregados, visando a máxima qualidade do produto-atendimento oferecido aos seus mercados.

2 – Histórico

Há mais de 50 anos o Marketing foi descoberto e tornou-se a principal alavanca de crescimento dos negócios em larga escala. Os reflexos sobre a produção industrial foram diretos e imediatos. O setor cresceu. O mesmo movimento parece acontecer em relação ao Endomarketing e o setor de serviços.

Pode-se imaginar o quanto o Endomarketing será importante para o crescimento dos negócios nesse cenário. E o quanto representará para as empresas que souberem como estruturar seus planos de abordagem aos empregados, visando a máxima qualidade do produto ou serviço que oferecem aos seus clientes.

A origem do endomarketing, é atribuída à Saul Bekin, este que quando era gerente Johnson e Johnson na década de 70, passando por dificuldades internas,decidiu que precisava “vender” a empresa para os seus funcionários, daí criou o nome Endomarketing, que inicialmente era uma patente sua. E uns 20 anos depois, na década de 90, lançou o livro Conversando sobre endomarketing, que se torno o primeiro livro de referência para as pessoas, que estudam o assunto, que discorre de maneira leve e didática, sobre quase todos os elementos do que Philip Kotler em "Administração de marketing" chamou de marketing interno das organizações.

Philip Kotler é professor , estudioso do assunto é praticamente uma unanimidade em universidades e empresas que se dedicam a analisar o mercado e que procuram entender o que leva ao crescimento e, consequentemente, aos bons resultados

3- Importancia do Endo mkt:

O ritmo das mudanças na economia mundial fsensivelmente alterado em função das novas tecnologias em transportes e comunicações. Esse fenômeno, que não é novo, foi chamado de Globalização.

A internacionalização dos negócios terminou por induzir a transformação dos mercados, que agora se voltam para o setor de serviços com maior interesse e disposição de investimentos.

E quando falamos em serviços, fundamentalmente tratamos da interferência direta do ser humano na idealização, preparação e execução de atividades que terminam por formatar o produto que é entregue ao cliente.

A comunicação empresarial assume cada vez mais uma intensidade global, nos compelindo a gerar e repassar informações de nível corporativo para os diversos públicos com que a empresa se relaciona, a começar pela imprensa, passando pela comunidade, clientes, demais parceiros da cadeia produtiva e da própria organização empresarial, principalmente funcionários.

Ao nos lançarmos em busca de referenciais globais de qualidade – como certificação ISO 9000, por exemplo – nos damos conta da importância do envolvimento dos funcionários nesses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com