TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de endomarketing

Trabalho acadêmico: Conceitos de endomarketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE VILA VELHA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ENDOMARKETING

VILA VELHA/2014

UNIVERSIDADE VILA VELHA

ENDOMARKETING

GEOVANI XAVIER CINELLI

ARIANY FERREIRA

IGOR MODOLO NOGUEIRA

VILA VELHA

2014

UNIVERSIDADE VILA VELHA

ENDOMARKETING

Trabalho sobre definição e aplicação do conceito de endomarketing com vistas na qualidade, como parte do processo avaliativo do segundo bimestre, entregue por Geovani Xavier Cinelli, Ariany Ferreira Almeida, Igor Modolo Nogueira ao professor Ulisses Tadeu Martins, da disciplina de Tópicos Especiais em Gestão I.

VILA VELHA

2014

RESUMO

Trabalho desenvolvido para dissertação sobre os conceitos do endomarketing, assim como a sua aplicação prática, sendo esses de aplicação direta em empresas do ponto de vista do anunciante e não do receptor.

Palavras chaves: Endomarketing, Qualidade, Cliente

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6

2. DESENVOLVIMENTO 7

3. CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

Endomarketing é um meio de comunicação interna voltada para seus colaboradores da empresa que busca estratégias do marketing interno para que venha ser utilizado como meio de abordagem no mercado e também no ambiente da empresa

O objetivo é trazer motivação, qualidade de vida, informação e valorização de seus colaboradores, visando uma mudança construtiva. E para isso é necessário que haja ferramentas do marketing que solucionarão problemas de comunicação e informação.

2. DESENVOLVIMENTO

O termo “endo”, do grego “endón”, significa para dentro. Logo o endomarketing consiste em vender uma idéia para o cliente interno, ou seja. O funcionário da empresa da empresa. Se de certa forma existe um trabalho um trabalho de comunicação feito para clientes externos e consumidores (para posicionamento da empresa ou promover um produto, por exemplo), p endomarketing tem o papel de executar ações similares internamente. Estas ações são focadas no bem-estar dos colaboradores, o que, consequentemente, melhora a produção e a capacidade intelectual das equipes.

Nesta questão, a parceria entre as áreas de Marketing e Recursos Humanos é fundamental. O RH assumiu, nos últimos tempos, uma posição mais estratégica dentro das organizações, pois sabe que seus funcionários são como embaixadores da empresa. Houve a percepção de que manter pessoas mais felizes e comprometidas colabora para o crescimento dos resultados.

Empresas de médio e grande porte são as que mais realizam ações de endomarketing. As micros e pequenas ainda não compreendem bem os benefícios deste conceito, mas pensam que não colabora com a lucratividade da companhia. quanto maior for a organização. Menores, a proximidade entre os colaboradores facilita as relações. Porém, isso não dispensa uma ação de endomarketing, seja em uma campanha e vendas ou um treinamento. Dependendo do porte da empresa, as ações diferem bastante. Grandes corporações possuem recursos como internet, cartazes, murais e comunicados por email. Já em uma equipe mais reduzida, o usual é fazer um trabalho mais específico com as lideranças, a fim de intermediar um diálogo direto com todos os colaboradores.

Uma ação de endomarketing pode ser dividida, basicamente, em três pilares;

• Ações estratégicas, focadas no apoio da realização de metas estipuladas no planejamento da organização;

• Ações motivacionais, voltadas para satisfação e qualidade de vida dos colaboradores e da sociedade;

• Apoio à gestão, colaborando na implantação de processos para que todos saibam claramente como executar seu trabalho.

Assertividade

As empresas ainda confundem ações motivacionais com endomarketing. A época em que promover festas familiares de fim de semana eram sinônimos de preocupação com o bem estar do funcionário passou. Hoje, é preciso entender comportamentos de consumo interno a fim de executar ações mais assertivas e personalizadas. É preciso ter cuidado na comunicação para os funcionários, ois vivem a realidade da empresa todos os dias trabalhamos com a verdade da marca e é preciso cautela com que será dito para não ter uma conotação não-condizente.

Para uma empresa conquistar clientes, parceiros e ser reconhecida no mercado, dentre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com