TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Endomarketing

Projeto de pesquisa: Conceitos de Endomarketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.732 Palavras (15 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução:

Na era atual, dominada pelo advento da globalização, competição acirrada, apagão de talentos queda de barreiras comerciais, a informação passa ser a chave do sucesso de qualquer organização, pois quem a tem possui o poder e o Marketing é estratégico para disseminar os conceitos, valores e objetivos de uma empresa, de forma a despertar o desejo de consumo, agregando cada vez mais valor aos produtos e serviços oferecidos, no intuito de criar e manter a fidelidade do cliente externo.

Fazendo um paralelo com o conceito do Marketing e levando seus princípios para dentro da organização, gestores mais atentos tem-se utilizado de uma ferramenta estratégica, de uma prática organizacional cada vez mais vital para o sucesso de uma organização: o Endomarketing. Ao mesmo aplicam se os conceitos de técnicas do Marketing na gestão estratégica dos recursos humanos. Pode-se fazer uma associação dos 4 P1s do Marketing com o Endomarketing, onde P-Produto é a idéia (reforça os aspectos que devem ser trabalhados pela organização); P-Preço é a elasticidade (o quanto o funcionário está disposto a ceder para se engajar na proposta da empresa e no coletivo); P- Praça é o indutor (os elementos que indicam o caminho até a concretização da idéia); P-Promoção é a mobilização (engloba todas as ações que tenham por objetivo apresentar uma idéia a um determinado público.)

O Endomarketing ou Marketing interno, se aplicado estrategicamente, dissemina uma cultura pró-mudança e desenvolve uma visão ampla dos empregados sobre a empresa em que trabalham e também sobre a importância do cliente para o negócio. O Endomarketing ajuda o funcionário a compreender o seu valor, sua importância na organização, torna ambientes até então heterogêneos no mais homogêneo possível, dissemina a cultura da empresa e suas metas a serem alcançadas e compartilhadas por todos. Pensando sob este prisma, o Endomarketing entra como ferramenta agregadora, de fundamental importância para a manutenção e sucesso de um a empresa, pois o seu maior cliente terá sido conquistado: seu colaborador interno e ,consequentemente, o externo também.

2 - Desenvolvimento:

2.1 - Conceitos de Endomarketing

Endo – vem do grego éndon, e quer dizer movimento para dentro;

Marketing – é um processo de interligação com o mercado.

Segundo Aline Roque, do site http://www.implantandomarketing.com/endomarketing, “Endomarketing trata-se da arte de posicionar a imagem da empresa perante os colaboradores, com o objetivo de atrair sua lealdade à marca. Em linhas gerais, é basicamente “vender” a empresa para quem está dentro dela. Isso faz com que os colaboradores, já engajados com os norteadores estratégicos da empresa, sejam multiplicadores espontâneos da sua mensagem no mercado.”

O endomarketing é responsável por regular a relação entre as pessoas e das pessoas com a empresa, ele deve promover a gestão da organização com foco nas pessoas, buscando criar um melhor ambiente de trabalho, o investimento no profissional faz com que a imagem da empresa no mercado melhore cada vez mais.

E uma das mais novas áreas da administração, ferramenta essencial para a conquista da competitividade entre as empresas. adapta estratégias elementos

do marketing tradicional, tornando-se uma ponte externa para as empresas e para uso interno das corporações. Ligando também RH com as Técnicas do Marketing, utilizando a comunicação interna das empresas como ferramenta operacional.

Ele existe dentro de grandes companhias para atrair e reter seu primeiro cliente: o cliente interno, tentando com essa estratégia obter significativos resultados para as empresas, e por consequência atraindo e retendo clientes externos também.

Afinal, funcionários insatisfeitos com as condições de trabalho e com os próprios produtos lançados, irão fazer uma contrapropaganda cada vez que multiplicam fora da empresa a sensação de descontentamento que os dominam. E caso estejam satisfeitos com a empresa, poderão "vendê-la" para o cliente externo.

Essa atitude estratégica visa dar aos funcionários uma noção da importância de um serviço orientado para atender aos clientes, fazendo-os ter a capacidade de responder qualquer dúvida que surja dentro da companhia, e isso inclui envolvimento, comprometimento, valorização e, principalmente, qualificação do funcionário, visando assumir responsabilidades e iniciativas, conhecendo todas as rotinas de serviço da empresa onde atuam. Afinal, uma informação errada dada ao cliente externo ou uma imagem negativa pode comprometer todo o desenvolvimento de um projeto.

2.2 – Histórico

Há mais de 50 anos o Marketing foi descoberto e tornou-se a principal alavanca de crescimento dos negócios em larga escala. Os reflexos sobre a produção industrial foram diretos e imediatos. O setor cresceu e o mesmo movimento parece acontecer em relação ao Endomarketing e o setor de serviços.

Pode-se imaginar o quanto o Endomarketing será importante para o crescimento dos negócios nesse cenário e o quanto representará para as empresas que souberem como estruturar seus planos de abordagem aos empregados, visando à máxima qualidade do produto ou serviço que oferecem aos seus clientes.

A origem do endomarketing é atribuída à Saul Bekin, este que quando era gerente da Johnson e Johnson na década de 70, passando por dificuldades internas, decidiu que precisava “vender” a empresa para os seus funcionários,

daí criou o nome Endomarketing, que inicialmente era uma patente sua e uns 20 anos depois lançou um livro que tratava do assunto, em 1995, lançou o livro ``Conversando com Endomarketing``, que se tornou o primeiro livro de referência, para os estudiosos do assunto, ele discorre de maneira didática, sobre quase todos os elementos que Fhilip Kotler, tratou no seu livro ``Administração de Marketing,`` onde ele chamou de Marketing interno das organizações.

Fhilip Klotler é professor, estudioso do assunto, é praticamente uma unanimidade em universidades e empresas que se dedicam a analisar o mercado e que procuram entender o que leva ao crescimento e, consequentemente, aos bons resultados

2.3 - Importância do Endomarketing:

As organizações são aglomerações humanas, com interesses comuns e também divergentes, daí

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com