TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de uma boa Negociação

Tese: Conceitos de uma boa Negociação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Tese  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos de uma boa Negociação.

Conceito 01

Planejamento: Nunca vá para uma negociação sem fazer sua lição de casa. Existem várias informações que você precisa descobrir antes do início da negociação. Por exemplo: Quais as opções que ele tem? Quais as pressões que está sofrendo? Ele tem uma data limite para resolver o problema? Qual o seu orçamento? Quando você planeja, a tensão e o stress diminuem. O cenário se torna mais familiar, e várias novas opções vão surgindo a sua frente. Você fica mais tranquilo e confiante para qualquer negociação.

Conceito 02

Ética: No ambiente em que se viver a todo o momento surgem arranhões à ética: na política, na justiça e nos negócios. A realidade mostra que agir eticamente nas negociações traz inúmeras vantagens. A maior delas tem a ver com quem está negociando, agindo com correção e exigindo respeito torna-se conhecido como um negociador confiável com o qual pode-se travar os mais duros embates na certeza de lisura e resultados concretos.

Conceito 03

Nunca dê nada de graça: Tudo que é dado de graça não tem valor. Faça o outro lado valorizar cada concessão sua. Não dê nada, troque tudo. Por exemplo, se ele pedir um desconto adicional no preço, solicite uma condição de pagamento mais favorável. Se ele pedir mais prazo, peça algo em troca. A palavra mais importante no vocabulário do negociador é a palavra “se”. Tudo o que começa com “se” está condicional e implica numa troca – Se você fizer isso, eu posso fazer aquilo...

Conceito 04:

Ter sempre uma alternativa: Quando não temos opção, ficamos inteiramente nas mãos do oponente. Se ele conseguir descobrir isto certamente vai conseguir desequilibrar a negociação.

Exemplo: numa cidade pequena, existe um comerciante que compra e vende móveis usados. Uma pessoa vai até a loja e tente vender um fogão ao proprietário. Examine o balanço de poder desta situação. Se o comerciante não comprar, certamente não vai fechar as portas por isto, já que ele tem várias opções de venda, outros móveis no estoque. Já a pessoa que tente desesperadamente vender o fogão , se não concretizar a transação talvez não consiga comprar um remédio , ou se alimentar.

Consenso da equipe sobre a questão 2 e 3 do questionário :

A negociação entre familiares fica mais difícil pelo fato de ter intimidade, as etapas da base de uma negociação nem sempre são seguidas a risca; No caso de negociar algo com uma pessoa desconhecida a postura e atitude são diferenciadas, pelo fato de haver uma exposição de uma idéia, todo planejamento e o que as ambas as partes ganharão com a conclusão dessa negociação.

Fonte de Pesquisa:

Site: http://www.sebrae.com.br

Site: http://www.administradores.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com