TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitue a Teoria de Maslow

Tese: Conceitue a Teoria de Maslow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Tese  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 3

“What you CAN be, you MUST be” Abraham Maslow

“O que você pode ser, você deve ser! "

“Se você planeja ser qualquer coisa menos do que aquilo que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida.” — A. H. Maslow

1- Conceitue a Teoria de Maslow. Explique e Exemplifique

Segundo Maslow, o comportamento motivacional é explicada pelas necessidades humanas. Sempre se faz necessário um estimulo para haver uma ação podendo ser externo ou do próprio organismo. Nesta teoria da motivação, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, representadas numa pirâmide, tendo na base as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização). Esta teoria é conhecida como uma das mais importantes da motivação. Necessidades, umas são mais importantes que outra. Se esta com fome e sede o que resolver primeiro? Claro que sede, pois comer pode esperar ( consigo ficar sem ) e sede não há como ficar sem beber água.

1- O que significa a Hierarquia das Necessidades de Maslow? E quais são.

Para Maslow, as necessidades dos seres humanos seguem uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Sempre que um individuo alcança uma necessidade, surgirá outra a conquistar. Sem que as necessidades básicas estejam satisfeitas, poucas ou nenhumas pessoas procurarão reconhecimento pessoal ou status, segundo o que Maslow cita no comportamento motivacional, que é representado pelas necessidades humanas,

Maslow definiu 5 níveis de necessidades:

1) Fisiológicas – Beber água, respirar, comer, temperatura corporal, dormir.

2) Segurança e Estabilidade – Necessidade de ter ordem, uma estrutura, ter limites, circunstancia segura. ( começa a se preocupar não com as coisas fisiológicas, mas em ter um lar, um emprego ).

3) Amor e Pertencimento- Necessidades de ter amigos, namorado (a), filhos, senso de comunidade, pertencer a uma religião, casar e também faz parte para a escolha de uma profissão. Tornamos-nos mais sensíveis a solidão e as ansiedades sociais.

4) Estima – Desejo de auto-estima. Maslow percebeu duas versões: uma inferior e outra superior. Inferior; desejo de ter o respeito dos outros, necessidade de fama, status, atenção. Já a superior envolve a necessidade de auto-respeito, confiança, competência, capacidade de realização, independência e liberdade. Note que essa é uma forma “superior” porque, diferente do respeito que os outros têm por você, uma vez que você tenha auto-respeito, este é muito mais difícil de perder. Falta de satisfação dessas necessidades é o que geram a baixa auto-estima e os complexos de inferioridade.

Estes quatro níveis são chamados de D-Needs ( Déficit Needs, necessidades geradas pela falta). Isso significa se você não tem o que precisa sente a necessidade.

5) A necessidade de auto-realização: Se você quer ser uma pessoa auto realizada deve supri as necessidades inferiores ( os quatro níveis acima relacionados), ou seja, quando suas necessidades inferiores não são satisfeitas, você não consegue se dedicar totalmente ao desenvolvimento de seus potenciais. Apenas uma pequena porcentagem da população

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com