TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE MASLOW

Projeto de pesquisa: TEORIA DE MASLOW. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  1.173 Visualizações

Página 1 de 7

1-INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema Motivação e como esta pode ser um elo para o sucesso empresaria, aborda a importância da teoria da motivação. A Motivação pode ser conceituada como o esforço e tenacidade exercidos pela pessoa para fazer algo ou alcançar algo e, portanto, funciona como dinamizador, um Impulsionador do comportamento humano. Neste contexto, o presente trabalho visa realizar uma pesquisa sobre os conceitos da teoria de Maslow no ambiente de trabalho. O objetivo geral desse artigo é conceituar o que se entende por motivação. Como objetivos específicos procurará caracterizar o conceito de motivação em Maslow e descrever sua visão de ser humano que resultou na sua teoria das necessidades humanas.

A teoria de Maslow tem influenciado o trabalho de diversos estudiosos do comportamento humano em organizações, Esta preocupação está voltada para as condições das organizações, os tipos de gerência e recompensas que poderão conduzir o homem a um crescimento em direção a sua auto-realização.

Os itens do instrumento, construído e validado através deste estudo, foram formulados com base na teoria de motivação de Maslow, mais precisamente a partir de suas descrições dos diversos níveis de necessidades. Apesar de não constituir objeto deste trabalho testar a teoria de motivação de Maslow, seria oportuno apresentar e explorar, inicialmente, algumas informações básicas acerca de suas formulações teóricas.

2-TEORIA DE MASLOW

As necessidades humanas, segundo Maslow, estão arranjadas numa hierarquia que ele denominou de hierarquia dos motivos humanos. Conforme o seu conceito de premência relativa, uma necessidade é substituída pela seguinte mais forte na hierarquia, na medida em que começa a ser satisfeita. Assim, por ordem decrescente de premência, as necessidades estão classificadas em: fisiológicas, segurança, afiliação, auto-estima e auto-realização. A necessidade fisiológica é, portanto, a mais forte, a mais básica e essencial, enquanto a necessidade de auto-realização é a mais fraca na hierarquia de premência.

Maslow pareceu jamais se preocupar com a testagem empírica de sua teoria de motivação e talvez por isso não tenha procurado definir operacionalmente as categorias de necessidades. Contudo ele apresenta definições feitas a partir da observação dos desejos emitidos por seus pacientes. Esses desejos constituem uma manifestação consciente das necessidades e são apenas um meio para determinado fim. Deseja-se uma coisa para conseguir-se outra, que é a satisfação Construção de um instrumento para medida de satisfação no trabalho de uma ou de, na maioria dos casos, duas ou mais necessidades. Um indivíduo pode estar motivado, simultaneamente,

por várias necessidades. A motivação dominante vai depender de qual das necessidades mais baixas na hierarquia está suficientemente satisfeita.

Os estados de motivação, algumas vezes, são sentidos como causadores de desconforto para o organismo. O comportamento motivado, que corresponde à realização de objetivos e de respostas consumatórias, é uma maneira ou técnica para reduzir estes desconfortos, isto é, diminuir a necessidade, a tensão, o drive e a ansiedade, mantendo o organismo em um estado de equilíbrio homeostático. Homeostase refere-se, por exemplo, aos esforços automáticos do corpo para manter o fluxo sanguíneo constante e em estado normal, ou seja, às vezes há necessidade de reduzir a tensão arterial, enquanto outras vezes é preciso aumentá-la. Essas necessidades são de natureza instinctóide e têm, portanto, uma base hereditária. Porém, ao contrário do que é tradicionalmente mantido pela teoria dos instintos, elas constituem impulsos fracos que precisam de uma cultura permissiva que possibilite seu aparecimento, expressão e gratificação.

Maslow apresentou uma teoria motivacional na qual, as necessidades humanas estão organizadas em uma hierarquia de importância, a ordem que os indivíduos geralmente procuram satisfazê-las. Na base, estão às necessidades mais baixas – fisiológicas – e, no topo, as necessidades mais elevadas - auto-realização. E, conforme são satisfeitas essas necessidades, elas passam a não mais influenciar no comportamento dos indivíduos. E, quando ocorre uma barreira impedindo a satisfação da necessidade, o indivíduo fica frustrado e, consequentemente, tem reações comportamentais. (CHIAVENATO, 2004).

Chiavenato (2004, p.334), completa que os fatores motivacionais são independentes, “o oposto da satisfação profissional não é a insatisfação, mas a ausência de satisfação profissional”. A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais, ou seja, das atividades desafiantes e estimulantes desempenhadas pelos colaboradores. E a insatisfação depende dos fatores higiênicos, relativos ao ambiente de trabalho, salário, supervisão, todo contexto que envolve o cargo ocupado.

Stoner e Freeman apud Porter e Miles (1982, p.333) acreditam que o sistema consiste em três variáveis que afetam a motivação nas organizações, que são as características individuais, características do trabalho, e as características da situação do trabalho. Portanto, explica-se que as organizações enquanto sistemas devem avaliar as características situacionais dos colaboradores para entender de que forma afetam a motivação no trabalho.

Para Lopes (1980), a motivação funciona de maneira circular e repetitiva, em que o organismo humano tende a um estado de equilíbrio dinâmico. Ou seja, quando surge uma necessidade, esse equilíbrio cede lugar a um estado de tensão que dura até que tal necessidade seja satisfatoriamente atendida.

Segundo Courtis (1991), a maioria das pessoas trabalham melhor se estiverem motivadas. Nessa vertente, torna-se imprescindível identificar os fatores que motivam as pessoas e identificar a contribuição que tais fatores trazem para qualidade. Com a globalização da economia, em que as mudanças são constantes, novos métodos e novas tecnologias surgem a todo o momento, o que exige uma gestão voltada para equipes motivadas, participativas e com o moral elevado, para maximizar a qualidade de produtos e serviços.

3 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW

Abraham H. Maslow, psicólogo e consultor americano, apresentou uma teoria da motivação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com