TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concorrência perfeita e quais são as suas principais características

Tese: Concorrência perfeita e quais são as suas principais características. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Tese  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  2.295 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que é concorrência perfeita e quais são suas principais características?

R: É um tipo ou estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores. A concorrência perfeita corresponde a uma situação limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor tem poder suficiente para influenciar o preço de mercado.De fato, se uma empresa individualmente praticar um preço mais elevado do que o preço de mercado, perdera imediatamente toda a procura que lhe é dirigida pois os produtos de serviços são perfeitamente iguais e os consumidores tem informação perfeita sobre a oferta existente; por outro lado, se a empresa decidir praticar um preço mais baixo do que o preço de mercado também não resistirá muito tempo pois,numa situação de concorrência perfeita o preço de mercado corresponde a uma situação de lucro econômico nulo , pelo que um preço mais baixo originara uma acumulação de prejuízos nãos sustentáveis no longo prazo. O conjunto das empresas é quem determina a oferta de meais , a qual interagindo com a demanda, determina o preço de equilíbrio. Independentemente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá obrigatoriamente que vender a sua produção ao preço determinado pelo mercado.

2. Por que uma empresa em concorrência perfeita é uma tomadora de preços ?

R: A concorrência perfeita verifica-se sempre que nenhum produtor pode influenciar o preço de mercado ou seja, deve vender ao nível de preços de mercado.Portanto um concorrente não tem justificação para cortar no preço de mercado .Alem disso , não aumentara o seu preço acima do preço e mercado,pois então a empresa não venderia nada os consumidores preferiam comprar mais barato aos seus concorrentes.

3. Como são os lucros no mercado de concorrência perfeita?

R: A meta de uma empresa é maximizar o lucro econômico, que é igual à receita total menos o custo total. O custo total é normal, o retorno que o empresário pode esperar receber em média em um negócio alternativo. Essa é uma característica desse mercado, no longo prazo não existem lucros extras ou extraordinários, mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário

4. Na concorrência perfeita, qual é a relação entre a demanda pela produção da empresa e a demanda do mercado?

R: A empresa em uma indústria perfeitamente competitiva defronta-se com determinação preço de mercado. O objetivo da empresa competitiva é obter o máximo lucro econômico possível, dadas as restrições que enfrenta. Para atingir esse objetivo, uma empresa deve tomar quatro decisões básicas: duas no curto prazo e duas no longo prazo.

5. Faça uma pesquisa na internet ou na biblioteca da faculdade, consultando livros de economia, artigos acadêmicos, jornais, revistas e periódicos em geral, buscando empresas ou setores do mercado de concorrência perfeita, escolha um case a ser mencionado/anexado no seu portfólio e explique o porquê do enquadramento dessa empresa nesse mercado.

Uma empresa que a meu ver se enquadra no mercado da concorrência perfeita e as Casa Bahia, pois ela não aumenta o valor do preço de sua mercadoria para não perder seus clientes já fidelizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com