TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condições Institucionais Da China, Facilidade De Abrir Empresas, Burocracia, Relações De Trabalho, Corrupção, Entre Outros Fatores Que Possam Afetar Positiva Ou Negativamente Os Negócios De Uma Empresa Que Venha A Investir Na China.

Monografias: Condições Institucionais Da China, Facilidade De Abrir Empresas, Burocracia, Relações De Trabalho, Corrupção, Entre Outros Fatores Que Possam Afetar Positiva Ou Negativamente Os Negócios De Uma Empresa Que Venha A Investir Na China.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve pesquisa quanto ao caminho a ser percorrido para empreender na China, a já considerada superpotência do século XXI.

Para isso, buscaremos informações sobre as condições institucionais da China, facilidade de abrir empresas, burocracia, relações de trabalho, corrupção, entre outros fatores que possam afetar positiva ou negativamente os negócios de uma empresa que venha a investir na China.

Passo 1: Elabore uma pesquisa sobre as condições institucionais da China, facilidade de abrir empresas, burocracia, relações de trabalho, corrupção, entre outros fatores que possam afetar positiva ou negativamente os negócios de uma empresa que venha a investir na China.

Para que se compreenda o desenvolvimento econômico chinês e as condições existentes no país para se abrir empresas, “[...] faz-se necessário sistematizar o comportamento, nas últimas décadas, de variáveis que possam indicar o grau de desenvolvimento institucional, dado que há uma crescente literatura que destaca a importância do ambiente institucional para o desenvolvimento e crescimento de longo prazo. Nessa visão, as instituições são vistas como as regras do jogo um uma sociedade e o ambiente institucional é determinante fundamental do desempenho econômico de longo prazo, por proporcionar uma estrutura de incentivos propícia para a acumulação de capital físico, acumulação de capital humano, adoção de novas tecnologias e alocação eficiente de recursos.” (Hall; Jones, 1999; Acemoglu; Johnson;Robinson, 2005).

Partindo de um princípio básico de análise das condições institucionais de um país, devemos observar alguns itens, tais como: a sua burocracia, os níveis de corrupção, a legislação e ordem, e o perfil de investimento.

A análise burocrática do país faz-se importante devido aos entraves que surgem para a regularização de uma empresa no país, uma vez que podem causar atrasos e complicações com o sistema legal vigente no Estado. No caso da China, “[...] o país precisa melhorar, caso queira ter um ambiente mais adequado para atração de novos investimentos”. Embora, seja considerada um dos países com a mais alta taxa de investimento estrangeiro, segundo pesquisa do Banco Mundial, Doing Business, sobre a abertura de empresas em vários países do mundo. Disponível em: <http://portugues.doingbusiness.org/Reports>. Acesso em: 21 out 2012.

Em relação aos níveis de corrupção, faz-se necessário sua análise, devido a sua direta relação com a eficiência econômica do país, uma vez que faz com que as regras do jogo funcionem igualitariamente entre todas as empresas, desta forma, impondo as regras a todas as empresas concorrentes no mercado e gerando um ambiente seguro para a aplicação do investimento tendo-se a garantia dos direitos e deveres iguais entre os investidores.

Neste sentido, a legislação e a organização do país tornam-se, de mesmo modo, importante para que exista “[...] a confiabilidade do direito de propriedade, das regras institucionais e da atuação do judiciário [...]” Econômico.2012 p.61). A soma de tais circunstâncias, mostra, em uma análise de vantagens e desvantagens, qual é o perfil de investimento do país, ou seja, as condições institucionais favoráveis ao empreendedorismo, evidenciando a característica de país aberto para novos investimentos ou de país com “dificuldades” para investimentos externos.

Com isso, em relação a abertura de empresas na China, o relatório anual do Banco Mundial, Doing Business, informa que “São abrangidas regulamentações que afetam 11 áreas do ciclo de vida de uma empresa, quais sejam: abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, obtenção de eletricidade, registro de propriedades, obtenção de crédito, proteção de investidores, pagamento de impostos, comércio entre fronteiras, execução de contratos, resolução de insolvência e emprego de trabalhadores. Das quais, seguem dados atualizados quanto a posição da China em um contexto global:

1. Acesso a documentação para obtenção de alvarás de construção e de autorização para o comércio entre fronteiras:

* Alvarás de Construção: 67%

* Para o comércio entre fronteiras: 71%

Obs.: considerando a capacidade de se obter tais documentos na internet, sem ter que se deslocar a um órgão do governo para conseguir tais informações. Nos países em melhor colocação o percentual fica em 94% e 100%, respectivamente;

Fonte: Banco de dados Doing Business

2. Acesso as tabelas de taxas:

* Taxa para a constituição da empresa: 55%

* Taxa para a obtenção de eletrecidade: 70%

Obs.: As Tabelas de taxas sãoconsideradas de fácil acesso caso seja possível obtê-las no site da autoridade pertinente ou de outro órgão do governo, ou ainda por meio de avisos ao público, sem a necessidade de ir pessoalmente a um órgão do governo.

Fonte: Banco de dados Doing Business

A China, em relação ao índice que mede os países com condições mais favoráveis a abertura de empresas encontra-se em 2º lugar, atrás apenas de Cingapura. O principal motivo pelo qual a China tem alcançado tal feito é a constante mudança na regulamentação estatal, buscando melhorar as garantias dos seus investidores, tomando atitudes anuais quanto a tais regulamentações, conforme podemos perceber na tabela 1.1 do Doing Business 2012, no qual a China reformulou duas regulamentações com a finalidade de atrair mais investimentos.

Tal ação tomada vai de encontro ao seu objetivo de incentivar o “[...] desenvolvimento do setor industrial e de serviços, e por conseqüência, a necessidade de aprofundar o grau de integração com um mundo marcado pela globalização econômica. De certa forma, tal estratégia mostra-se inevitável, caso outras economias emergentes tenham como objetivo atingir um dinamismo similar ao das economias chinesa e indiana” (PLT,p76), por exemplo.

Passo 2: Procure por reportagens que tratem dos dados de competitividade do Fórum Econômico Mundial e colete dados da China.

China reduz restrições no acesso a investidores estrangeiros

28/07/2012 | 19:32 | Dinheiro Vivo

A China aliviou na sexta-feira várias restrições no acesso dos investidores estrangeiros aos seusmercados, no âmbito de uma reforma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com